Projeto prevê substituir a histórica Ponte Ernesto Dornelles e integra o amplo processo de recuperação da BR-470
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estuda a construção de uma nova ponte na BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis. A estrutura deve complementar a travessia atual sobre o Rio das Antas e substituir o fluxo pesado da Ponte Ernesto Dornelles, que deve seguir existindo e será preservada como um dos pontos turísticos da região.
Inaugurada em 1952, a Ponte Ernesto Dornelles é considerada uma das maiores do mundo no formato com arcos paralelos e possui um vão livre de 186 metros.
O novo projeto, que está em fase de estudo de viabilidade, prevê uma ponte com traçado diagonal, o que pode melhorar a geometria da via e reduzir o impacto da força da água sobre a estrutura, especialmente em períodos de cheia. A próxima etapa inclui sondagens, detalhamento técnico e definição do orçamento. O DNIT estima concluir o estudo até julho.
A construção de uma nova ponte integra o conjunto de obras de recuperação da BR-470, uma das rodovias mais atingidas pelas fortes chuvas do ano passado no Rio Grande do Sul. Desde então, a estrada passa por um amplo processo de reconstrução.
Atualmente, cerca de 700 operários e 400 máquinas atuam em 33 frentes de trabalho ao longo da rodovia. De acordo com o DNIT, aproximadamente um terço das obras já foi concluído. O investimento total previsto supera R$ 900 milhões, e a expectativa é de que a restauração integral da BR-470 seja finalizada até 2026.