Em Caxias, 143 pessoas morreram por AVC em 2025
Os índices de óbito por Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, causado pelo entupimento ou rompimento de veias do cérebro, têm passado por uma crescente em Caxias do Sul no decorrer dos anos. De acordo com levantamento recente da Vigilância Epidemiológica do Município, a frequência aponta que em 2023, foram registrados 112 óbitos, em 2024, 135, seguindo em 2025, com 143 registros até o momento. Os pacientes atendidos pela rede pública de saúde, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que passaram pelo AVC e encontam-se em recuperação, são encaminhados para acompanhamento conforme grau e necessidade em cada caso.
Em exercício no Município há quatro anos, a fisioterapeuta Jaciéli Vargas, chama a atenção para a importância do acompanhamento de pacientes com AVC. “Quanto mais cedo esses pacientes entrarem para a fisioterapia, mais ganhos eles podem ter. Muitos pacientes chegam com as diminuições dos movimentos do lado do corpo, então a gente vai tratar essa questão de fortalecimento, de ganho de movimento… Pra eles terem uma melhor qualidade de vida”, comenta.

Em Caxias do Sul, a Clínica Municipal de Reabilitação, que funciona no Centro Especializado de Saúde (CES) desde 2022, é um dos meios de recuperação para os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Clínica conta com uma sala de cinesioterapia, dois consultórios de fisioterapia e cinco de fonoaudiologia. Os atendimentos são individualizados, ou seja, cada paciente é acompanhado por um profissional durante as sessões, que ocorrem em média duas vezes por semana.
“Os pacientes com AVC, eles vêm através da UBS, para consulta em fisioterapia, e eu vou regular com prioridade. Se o paciente for um AVC recente, aquele paciente que saiu do atendimento hospitalar, será de alta prioridade. Agora, se for um AVC que tem menos sequelas, mais fácil de trabalhar, daí a gente consegue encaminhar para as clínicas conveniadas. Isso também inclui a Clínica de Reabilitação do Município. Já a questão dos pacientes com AVC tardio, que ficam retornando ao ciclo de fisioterapia, eles são acompanhados através de mais sessões, além das 20 ofertadas”, aponta a fisioterapeuta.
Os encaminhamentos para a Clínica, localizada na Rua Sinimbu, nº 2.231, Centro (2º andar do CES), são realizados por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência ou médicos especialistas da rede, conforme diagnóstico clínico. O atendimento ao público funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para mais informações, interessados poderão entrar em contato pelo telefone 3901-1414.
Fique atento aos Fatores de Risco:
*Hipertensão arterial (pressão alta);
*Obesidade;
*Sedentarismo;
*Tabagismo;
*Diabetes e doenças cardíacas, especialmente as arritmias.
O controle rigoroso dessas condições é a principal forma de prevenção.
Fique atento Sinais do AVC:
*Sorriso: peça para a pessoa sorrir.
Um dos lados do rosto fica torto.
*Abraço: peça para que levante os braços.
Um deles não levanta ou cai.
*Música: Peça para repetir uma frase.
Fala enrolada ou confusa.