Vestuário, calçados e produtos de beleza lideram preferência dos consumidos
Com a aproximação do Dia das Mães, o comércio de Caxias do Sul se prepara para uma das datas mais importantes do ano. Segundo a pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias, 55,8% dos moradores devem ir às compras em 2025 — um crescimento de 3,5% em relação ao ano passado. O levantamento projeta também um aumento no ticket médio, que deve atingir R$ 251,27, alta de 7,1% sobre 2024.
O estudo foi realizado com 645 caxienses entre os dias 22 e 24 de abril, e possui margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.
Para 63,5% dos entrevistados, o valor investido nos presentes será maior do que no ano anterior. O principal motivo, citado por 62,2%, é o aumento nos preços. Outros 35,1% querem oferecer um presente melhor, enquanto 14,1% afirmam que vão gastar menos. Entre estes últimos, a maioria alega necessidade de corte de custos, produtos mais caros ou desemprego.
Mesmo com os preços mais altos, 74,7% dos consumidores já sabem o que pretendem comprar. As categorias favoritas são vestuário (26,1%), calçados (19,4%) e produtos de beleza e cuidados pessoais (16,3%). Flores, utensílios domésticos, chocolates, joias e até serviços como almoços em casa (62,4%) ou em restaurantes (33,4%) também aparecem na lista de escolhas.
A maior parte dos entrevistados (28%) disse que pretende comprar algo escolhido por conta própria, e não exatamente o que a mãe pediu. Entre as formas de pagamento, o dinheiro lidera com 30,4%, seguido por cartão de débito (26,2%), Pix (25,3%) e crédito (17,3%). O uso do crediário é quase nulo, com apenas 0,8%.
Comércio local segue como preferência
O comércio físico ainda domina a preferência dos consumidores caxienses. As lojas de rua do Centro devem receber 44,4% dos compradores, enquanto os estabelecimentos em bairros somam 21,6% e os shoppings, 19,8%. Já o comércio virtual local registra avanço e representa 7,3% das intenções de compra.
Além do preço, outros fatores influenciam na escolha do local da compra, como bom atendimento (26,9%), promoções e condições de pagamento (21,1%) e infraestrutura (20,6%), como segurança, estacionamento e acesso facilitado.
A ambientação das lojas também tem impacto relevante: 57,9% afirmam que ela influencia na decisão de entrar no estabelecimento, e 68,1% consideram esse aspecto importante ou muito importante para a experiência de compra.