Na próxima semana ocorrem as entrevistas com os candidatos a vice-prefeito
Com a participação da candidata a prefeita de Caxias do Sul, Denise Pessôa (PT), a Rádio Solaris FM 99.1, encerrou nesta quinta-feira (29), a série de entrevistas com os quatro candidatos na eleição municipal de outubro.
Na entrevista, que teve duração de 40 minutos, a candidata abordou uma ampla gama de temas, incluindo polarização política, ações de assistência social, infraestrutura, e propostas para a área da saúde.
Na próxima semana, serão entrevistados os candidatos a vice-prefeito, por ordem de sorteio. As entrevistas ocorrem no estúdio da Solaris em Caxias, sempre às 13h, com duração de 20 minutos.
Assista a entrevista da candidata Denise Pessôa (PT):
Polarização Política
A candidata comentou a polarização política na eleição municipal passada, onde seu correligionário Pepe Vargas recebeu maior número de votos no primeiro turno, mas foi derrotado por Adiló Didomenico (PSDB), no segundo, afirmando que “naquela eleição, ainda tínhamos aquela influência da polarização muito acentuada. Tínhamos um movimento anti-PT muito grande”. Ela destacou que, atualmente, o cenário é diferente e que sua coligação, composta por sete partidos e com o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) como vice, demonstra uma “capacidade de diálogo”.
Votos Polêmicos e DPVAT
Sobre os seus votos controversos na Câmara dos Deputados, Denise defendeu o retorno do DPVAT, argumentando que o seguro, embora pequeno em valor, desempenha um papel crucial na proteção social: “O DPVAT é um valor pequeno, mas que faz diferença para caso de alguém que se acidente ou alguém que até acabe perdendo a vida”. Ela também abordou seu voto polêmico na questão da dívida do Estado com a União, explicando que a suspensão do pagamento por 36 meses permitiu discutir soluções para a dívida sem comprometer o equilíbrio orçamentário do governo federal.
Moradias Populares
A candidata, que é arquiteta, falou sobre a importância da habitação: “Quando a gente fala em déficit habitacional, a gente não considera só a falta de moradia, mas também a moradia inadequada”. Ela propôs investir na regularização fundiária e na assistência técnica para melhorar as condições habitacionais em Caxias do Sul, além de considerar o planejamento urbano para a migração de pessoas.
Assistência Social às pessoas em situação de rua
A candidata destacou a necessidade de serviços mais acessíveis para pessoas em situação de rua, afirmando que “precisamos fazer essa busca ativa” e implantar abrigos permanentes. Ela também ressaltou a importância de reforçar programas como o consultório na rua para tratar problemas de saúde e saúde mental.
Insegurança Alimentar
A candidata lamentou a falta de políticas de segurança alimentar e mencionou a necessidade de retomar iniciativas como o “restaurante de R$ 1,00”. Denise comentou: “A gente precisa retomar uma política de segurança alimentar” e enfatizou a importância de cozinhas solidárias e escolas de turno integral para garantir a alimentação.
Ensino em Turno Integral
Denise elogiou a implantação do ensino integral no governo do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (hoje candidato a vice na sua chapa) e citou a importância das escolas de turno integral para a educação e para as mães: “A maioria é meio turno, como dizemos. O que faz com que as mães não consigam trabalhar”. Ela destacou ainda necessidade de priorizar a construção de escolas em territórios vulneráveis.
Universidade Federal da Serra
Sobre a Universidade Federal da Serra, a candidata expressou satisfação com a conquista, afirmando: “A gente ficou muito feliz com essa conquista, uma conquista histórica de quase 50 anos”. Ela mencionou a importância da mobilização social e o papel da nova reitora na implementação do campus da UFRGS em Caxias.
Infraestrutura Contra Enchentes
A candidata falou sobre a importância do mapeamento histórico das enchentes e a necessidade de um plano local para ações climáticas: “A gente precisa fazer um plano local que trate da questão da ação climática para pensar medidas mitigadoras”. Ela também destacou iniciativas passadas como os tanques de contenção e a lei de cisternas.
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
Denise destacou a importância de melhorar a mobilidade urbana com a construção de mais estações de transbordo e a melhoria do transporte público: “A gente vai buscar implantar mais três estações de transbordo [no bairro Esplanada, na região do aeroporto; outra no bairro Fátima e a terceira no São Ciro”. Ela também mencionou a necessidade de resolver problemas para duplicação da BR-116 e a importância de dar andamento ao projeto e iniciar as obras aeroporto de Vila Oliva para a logística regional.
Subsídio na passagem urbana
A candidata defendeu a subsídio das passagens urbanas, que, em 2024 pode chegar a R$ 10,3 milhões, argumentando que “o transporte público é um serviço… é uma garantia que vem trazida pela Constituição Federal”. Ela enfatizou a importância de garantir o acesso ao transporte público e propôs a criação de um fundo específico para sua sustentabilidade.
Obras abandonadas
Denise propôs revisar o processo de licitação para evitar o abandono de obras: “Acho que a gente tem que dar uma revisada de como estão sendo feitas essas licitações”. Ela também sugeriu que o seguro proposto pelo poder público caxiense para obras é um “mal necessário” que pode ajudar a retomar obras abandonadas.
Filas na saúde
Por fim, Denise abordou a necessidade de melhorar a atenção primária na saúde e reforçar as equipes de saúde da família: “A gente precisa melhorar as equipes da Estratégia de Saúde da Família”. Ela destacou a importância de enfrentar problemas como distorções na Lei 409 e a necessidade de mais recursos do governo federal para a saúde.