54 pessoas foram retiradas de suas residências durante a madrugada por motivos de segurança
As famílias das 18 residências interditadas na madrugada desta terça-feira (25) foram encaminhadas para a rede de assistência social de Caxias do Sul. A evacuação ocorreu devido ao risco de desabamento das estruturas no bairro São Luiz, na Zona Leste da cidade. Ao todo, 54 pessoas precisaram deixar suas casas.
O coordenador da Defesa Civil do município, tenente Armando da Silva, explicou o protocolo adotado após a evacuação. “Após a retirada das famílias, a equipe da Defesa Civil está elaborando os autos de interdição para as residências com risco iminente de desabamento. Esse documento permitirá que os moradores solicitem o seguro residencial”, afirmou.
Segundo ele, muitos moradores possuem seguro habitacional por meio da Caixa Econômica Federal, já que os imóveis são financiados pelo banco. A documentação emitida pela Defesa Civil facilitará a solicitação do seguro. Paralelamente, os desalojados devem procurar a Secretaria de Habitação para passar por cadastro e avaliação social.
Silva destacou ainda que a evacuação dos sobrados e dos apartamentos vizinhos foi necessária, pois, caso ocorra um desabamento, a estrutura poderia atingir construções ao lado.
“Foi só o tempo de pular a janela”, diz moradora
A reportagem da Rádio Solaris FM 99.1 conversou com Letícia Paim, moradora de um dos sobrados interditados, que relatou os momentos de tensão durante a madrugada.
“Por volta das 2h da manhã, acordei com estalos na estrutura. No início, achei que alguém estava tentando invadir a casa ou que havia uma chuva de pedra. Quando desci para verificar, percebi que a porta da lavanderia já não abria mais. Subi novamente e, ao olhar para um dos quartos, vi que a parede já estava rachada. Logo depois, minha vizinha começou a gritar para que todos saíssem, pois as rachaduras estavam se espalhando rapidamente. Vesti uma roupa e, no momento em que desci, a porta da frente já estava travada. Foi só o tempo de pular a janela”, contou.
Bombeiros identificam risco estrutural
Na madrugada, o 5º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) interditou 10 casas geminadas e oito apartamentos de um prédio. A evacuação do condomínio na rua Luiz Gaio foi determinada devido ao risco de colapso das estruturas, após o surgimento de rachaduras nos imóveis.
De acordo com os bombeiros, as fissuras podem ter sido causadas pelo desabamento de uma parede interna em um dos imóveis, além do desnivelamento de alguns centímetros em uma laje e o aparecimento de rachaduras em outras residências.
A Defesa Civil e a Secretaria de Habitação seguem no local realizando fiscalizações e orientando os moradores.