Motoristas devem usar apenas canais oficiais para evitar cair em golpes
A concessionária CSG emitiu um alerta aos motoristas sobre golpes que vêm sendo registrados em várias regiões do país envolvendo o pagamento do pedágio no sistema Free Flow. Criminosos têm criado sites falsos que simulam a plataforma oficial e induzem usuários a informar dados pessoais e realizar pagamentos indevidos.
Apesar das tentativas de fraude, a empresa afirma que seu sistema permanece seguro e que não houve invasão ou vazamento de informações. A CSG diz ter acionado procedimentos técnicos e legais para tentar identificar os responsáveis e evitar novas ocorrências.
Com a aproximação do fim do ano — período em que esse tipo de golpe costuma aumentar —, a orientação é para que os motoristas tenham atenção redobrada. O pagamento do pedágio deve ser feito somente pelos canais oficiais, e qualquer link recebido por mensagens ou redes sociais deve ser ignorado caso haja dúvida sobre sua procedência.
Em caso de incerteza, o usuário deve buscar diretamente os canais da concessionária Site Oficial ou 0800 122 0240.
Como pagar o pedágio com segurança
Tag eletrônica – Operadoras como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy realizam a cobrança automaticamente, sem necessidade de ação do motorista.
Aplicativo “CSG FreeFlow” – Permite consultar passagens, extratos e pagar por Pix ou cartão. Também oferece a opção de crédito antecipado. As atualizações de tarifa podem levar até 48 horas após a passagem pelo pórtico.
Site oficial – No Site Oficial é possível consultar débitos, cadastrar a placa e efetuar pagamentos, assim como no aplicativo.
Bases de atendimento e totens digitais – Para quem prefere o pagamento presencial, a CSG mantém nove bases de atendimento distribuídas ao longo das rodovias concedidas, em cidades como Ipê, Flores da Cunha, Farroupilha, Bom Princípio, São Sebastião do Caí, Capela de Santana e Montenegro.