As 50 escolas de Educação Infantil de gestão compartilhada voltam ao trabalho após Prefeitura acionar a Justiça
Após audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT4) em Porto Alegre, concluída no início da noite desta terça-feira (27), a Prefeitura de Caxias do Sul informou que as 50 escolas de Educação Infantil de gestão compartilhada voltam ao trabalho nesta quarta-feira (28).
A greve promovida pelo Senalba (Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul) desde a última quinta-feira (22) só foi encerrada após o município acionar a Justiça.
Nesta manhã a Prefeitura entrou com uma ação judicial no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) alegando ilegalidade e abusividade da greve iniciada pelo Sindicato.
A paralisação afetou diretamente cerca de 5.600 crianças matriculadas nas escolas conveniadas, comprometendo um serviço essencial para famílias que dependem das instituições de ensino infantil.
Em manifestação pública nas redes sociais, o Senalba argumenta que os educadores das creches conveniadas recebem R$ 2.519 por 40 horas semanais, enquanto professores da rede municipal ganham R$ 2.949 por 20 horas.