Funeral se estenderá até o dia 26 de abril, quando será realizada a Missa das Exéquias, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore, conforme o desejo do pontífice
O corpo do papa Francisco foi transferido à Basílica de São Pedro, no Vaticano, para um velório público que teve início nesta quarta-feira (23). A cerimônia foi aberta ao público às 11h (6h no horário de Brasília), e atraiu uma grande quantidade de fiéis que se organizaram em longas filas para prestar suas últimas homenagens ao líder da Igreja Católica, que faleceu aos 88 anos no dia 21 de abril. Antes, às 9h (4h de Brasília), uma procissão de cardeais, bispos e sacerdotes, partiu de Santa Marta, onde ele vivia, e trasladou o corpo à basílica, em frente ao altar da confissão, obra do artista italiano Gian Lorenzo Bernini.
O caixão foi posicionado em frente ao altar da confissão, e o Vaticano esperava um número de visitantes superior ao velório do papa Bento XVI, reuniu cerca de 200 mil pessoas. Durante a procissão, o Coro da Capela Sistina entoou antífonas e salmos, criando um ambiente solene. O cardeal Kevin Farrell foi o responsável por presidir a cerimônia, que respeitou o desejo do papa Francisco de um rito mais simples, sem a utilização de um esquife elevado.
O caixão, que estava aberto, era confeccionado em madeira e zinco, e continha o corpo do papa vestido com uma casula vermelha e uma mitra branca, além de um rosário em suas mãos. O velório público se estenderá até o dia 26 de abril, quando será realizada a Missa das Exéquias, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore, conforme os desejos expressos por Francisco.
Fonte: Jovem Pan