Inauguração da nova estrutura e jantar festivo marcam o aniversário da Cooperativa
A Cooperativa Agroindustrial Pradense (Cooprado) comemorou no último sábado (20), seu aniversário de 50 anos.
A entidade aproveitou a data para inaugurar o novo prédio administrativo, localizado no Parque Industrial Padre Schio. O novo edifício, com uma área total de 1.125 m², é composto por um subsolo com auditório, recepção, cozinha, refeitório e a sala do associado, destinada à venda de frutas. No segundo andar, estão localizadas a loja Agropecuária Cooprado e as salas de assistência técnica. Já o último andar será dedicado aos setores financeiro, faturamento, comercial, compras, gerência, presidência, recursos humanos, sala de reuniões e tecnologia da informação.
Após realizou Jantar e baile com Ytamar Gomes e Grupo Estância no Centro Municipal de Eventos. Durante o jantar uma placa com os nomes de todos os associados foi descerrada durante o evento e será instalada na nova estrutura da Cooperativa como forma de homenagem.
Conforme o presidente, Osvaldo Conte a mudança para o novo local está prevista para ocorrer entre abril e maio. O projeto, desenvolvido pela empresa Casacom, teve um custo aproximado de R$ 2.000.000,00, um valor que inclui todo o mobiliário necessário para o pleno funcionamento.
A história da Cooprado inicia entre os anos 1964 a 1976, com o pároco de Antônio Prado Pe. Leonel Mário Pergher que iniciou reuniões na comunidade, com temas de estudo, reflexões, evangelizações e debates. Assuntos relacionados à convivência familiar, cuidados de saúde, higiene e organização no lar, abriram caminho para que começassem a tratar questões ligadas à agricultura. Era consenso que não bastava produzir, sendo necessário buscar alternativas para armazenagem e comercialização dos produtos.
Em 1970, Pe. Schio foi nomeado auxiliar na Paróquia e, juntamente a ele e Pe. Nivaldo prosseguiram com as reuniões plenárias e debates, onde “os agricultores deram as mãos, se uniram e conquistaram o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Banco do Brasil, vindo a fundar a cooperativa.”
A solenidade de inauguração da cooperativa aconteceu em 20 de janeiro de 1974 onde todos foram empossados em seus cargos e o presidente do Conselho de Administração, declarou constituída a Cooperativa Pradense. No primeiro momento foram construídos o secador e o silo de cereais. Depois, surgiu o trabalho da cantina de vinhos. Mais a frente, posto de recebimento e resfriamento do leite. Então, fizeram os projetos para a construção da câmara para recebimento das maçãs e da cantina própria, que mais tarde foram aceitos e aprovados pela CEBEMO (entidade holandesa de cooperação internacional ligada à Igreja e que auxiliava o desenvolvimento de comunidades).