Equipamento instalado no início de setembro foi removido na última sexta-feira (27)
Uma recente polêmica entre a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) e o Poder Público ganhou destaque nos últimos dias, quando a empresa retirou os controladores de tráfego, conhecidos como lombadas eletrônicas, que haviam sido instalados no início de setembro no km 92 da ERS-122, no bairro Pérola, em Flores da Cunha.
Na última sexta-feira (27), após a remoção dos controladores, o prefeito em exercício, Marcio Rech (PL), gravou uma manifestação questionando a retirada dos equipamentos e levantando suspeitas sobre um possível “movimento político” às vésperas da eleição municipal, que ocorre no próximo domingo.
RELEMBRE: Iniciada instalação de lombadas eletrônicas no bairro Pérola, em Flores da Cunha
Em resposta à reportagem da Rádio Solaris 99.1 FM, a CSG esclareceu, por meio de nota, que os controladores instalados em Flores da Cunha (no km 92 da ERS-122), Garibaldi (km 107 da RSC-453) e Bento Gonçalves (km 225 da BR-470) faziam parte de uma fase de testes em parceria com uma das fornecedoras dos dispositivos.
“A CSG aguarda o avanço do cronograma e a definição, pelo poder concedente [Governo do Estado], dos pontos oficiais onde os radares de velocidade serão instalados. Conforme estipulado no contrato de concessão, todos os equipamentos devem ser implementados até 31 de janeiro de 2025 nas regiões do Vale do Caí e Serra Gaúcha”, informou a empresa.
A concessionária também destacou que os pontos onde os radares ou lombadas eletrônicas serão instalados devem ser devidamente sinalizados nas rodovias, após a definição do Governo Estadual. “As informações sobre as localizações definitivas e os limites de velocidade serão amplamente divulgadas pela imprensa e pelos canais de comunicação da concessionária”, concluiu a nota.
A Rádio Solaris também entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que respondeu, por meio de nota:
Nota oficial da Prefeitura de Flores da Cunha
A Prefeitura de Flores da Cunha informa à comunidade que, após anos de esforços junto às autoridades competentes, conseguimos viabilizar a instalação de redutores de velocidade no Km 93, da ERS-122, no bairro Pérola.
No dia 4 de setembro, a Assessoria de Imprensa da Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), responsável pela execução do serviço, comunicou que o trânsito no local estaria operando em ‘pare e siga’ devido à instalação das lombadas – sem mencionar que seria para um período de testes.
Os redutores de velocidade foram removidos na última sexta-feira, dia 27, sem qualquer aviso prévio à administração municipal. Imediatamente, solicitamos esclarecimentos formais à CSG sobre o ocorrido. A empresa confirmou o recebimento do nosso ofício e informou que a solicitação foi encaminhada ao setor responsável, mas, até o momento, não recebemos uma explicação oficial sobre os motivos da retirada.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança e a proteção de todos moradores do local e aguardamos uma resposta concreta da CSG para que possamos manter a comunidade informada e tomar as medidas necessárias.