Entre quinta-feira (10) e domingo (13), mais de 150 mil pessoas participaram do evento
A 39ª edição da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul começou de forma promissora. Desde a abertura oficial, na noite de quinta-feira (10), o clima tem favorecido a presença do público. Segundo a Associação de Entidades Empresariais (Assemp), parceira do Município na realização da festa, e a Coordenação Executiva, mais de 150 mil pessoas participaram do evento nos primeiros quatro dias. “Estamos considerando a abertura com entrada franca, os dois shows nacionais, o feriado de sábado e o primeiro desfile temático. Isso nos deixa muito felizes e otimistas para os próximos períodos”, afirmou o presidente da Assemp, Ricardo Bartz.
A Rádio Solaris FM 99.1 esteve presente na Oktoberfest na sexta-feira (11). Representada pelos comunicadores Bruna Picinini e Jeferson Freitas, a ‘Queridaça da Serra’ levou três ouvintes com direito a um acompanhante para uma verdadeira irmersão na cultura alemã. Os convidados tiveram direito a café colonial, vales-chope e ingressos para o show da cantora sertaneja Lauana Prado.
A programação da Oktoberfest contém diversas atividades artísticas e culturais, atraindo públicos de todas as idades. Na sexta, Lauana Prado abriu o palco das apresentações nacionais, levando milhares de pessoas à Arena de Shows do Parque da Oktoberfest. No sábado (12), Alok e Traia Véia agitaram o público. Já no domingo (13), o destaque foi o primeiro desfile temático, que reuniu mais de 6,8 mil figurantes e atraiu um público de 40 mil pessoas, marcando o maior desfile da história da festa, que começou em 1984.
O consumo de chope nos primeiros quatro dias da 39ª Oktoberfest e Feirasul 2024, que continuam de 17 a 20 e de 24 a 27 de outubro, praticamente dobrou em comparação ao mesmo período do ano passado. O mesmo crescimento também foi observado nas vendas de bebidas não alcoólicas, como água e refrigerante. De acordo com Bartz, o aumento do consumo pode ser atribuído ao clima favorável, com dias ensolarados e temperaturas elevadas, além de novidades como a rodada dupla de chope. “Estamos muito felizes com este primeiro fim de semana, de tempo bom e parque lotado, especialmente por conta dos shows nacionais, do Dia das Crianças e do primeiro desfile temático. Esperamos continuar assim até o dia 27 e consolidar a Oktoberfest como um dos maiores eventos do Rio Grande do Sul”, destacou.
Em 2023, a festa bateu o recorde de consumo de chope, com 184 mil litros, quase 30 mil a mais que em 2022. Para 2024, a expectativa é superar esse número, ultrapassando os 200 mil litros. Para atender à demanda, a cerveja oficial do evento, Eisenbahn, oferece uma seleção diversificada, incluindo versões de chope Pilsen, Unfiltered, Pale Ale, Session IPA e IPA. Além da cervejaria oficial, os visitantes também podem apreciar chopes artesanais da Hbier, Heilige, Helles e Probier.
Cultura
Um dos grandes diferenciais da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul em relação a outras festas no Estado e no País são suas atrações culturais. Nos primeiros quatro dias, o evento teve destaque para apresentações musicais, como a Banda Alemã Hunsrücker Blasmusik, e o Encontro de Corais Infantis, que lotou o auditório da Assemp. As danças folclóricas no Pórtico e os jogos germânicos, realizados no Centro de Eventos, também chamaram a atenção. No domingo à tarde, a primeira etapa da Olimpíada Rural atraiu muitos visitantes, com competições de cabo de guerra, corrida de colher, corrida de carrinho de mão, bolão de mesa, bolão presa, corrida de tamanco e serrar lenha.