Obras devem ser totalmente finalizadas até final de 2024
A Prefeitura divulgou o cronograma de obras de revitalização do acesso ao bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, para a próxima semana. Para o planejamento semanal, de segunda a sexta-feira (entre os dias 13 e 17), imporantes ruas, como a Cristiano Ramos de Oliveira, seguem com bloqueios parciais. As obras no Rizzo iniciaram em 05 de maio de 2023 e devem ser finalizadas até meados de outubro/ novembro de 2024.
Confira no mapa abaixo, com as indicações por cores, as ações a serem executadas:

- Em amarelo – será executado serviço de terraplenagem na avenida Cristiano Ramos de Oliveira, entre as ruas Orácio Damiani e Arcângelo Rizzo e rua Nilceu de Melo Catarina, entre as quadras da rua Ernesto Bernardi e Arcângelo Rizzo.
- Em vermelho – será executado serviços de detonação para execução de drenagem pluvial e cloacal.
- Em laranja – permanecem os serviços relacionados à drenagem cloacal e pluvial
- Em verde – será liberado para trânsito local.
Na rua Nilceu de Melo Catariana, entre as ruas Ernesto Bernardi e das Rosas, foi executada sinalização viária (horizontal e vertical), pela equipe da SMTTM, para orientar o trânsito de veículos. É importante observar os locais onde há proibição de estacionamento.

Na avenida Cristiano Ramos de Oliveira, entre as ruas Arcângelo Rizzo e Orácio Damianni (João Paranhos da Rocha), permanece o acesso restrito às residências e ao comércio deste trecho, sendo a entrada e saída pela rua Arcângelo Rizzo e Ernesto Bernardi. O trânsito de veículos se dará conforme detalhamento acima.
- Em caso de chuvas, poderá haver alteração desta programação.
A Secretaria de Obras destaca que, em função da obra, motoristas e pedestres devem ficar atentos às modificações no trânsito local e respeitar as regras do Código de Trânsito Brasileiro, bem como a sinalização de obra e a circulação de veículos atinentes à obra. Pede-se aos pedestres que evitem circular entre e próximos aos equipamentos, e principalmente, respeitar as áreas isoladas da obra para evitar acidentes.
SOBRE A OBRA
O investimento aproximado de R$ 40 milhões na revitalização beneficiará um contingente estimado em mais de 100 mil pessoas. A ordem de início de obra foi oficializada em solenidade no dia 28 de abril de 2023, prestigiada por centenas de moradores da região administrativa que, sozinha, ostenta população mais numerosa do que 466 dos 497 municípios do Estado. As obras iniciaram em 05 de maio.
A previsão é de que a obra seja entregue em cerca de 18 meses, ou seja, até antes do fim de 2024. Os trabalhos ficarão a cargo da Aura Construção e Pavimentações Eireli. Um dos diferenciais do projeto é já aproveitar a escavação das vias para evitar um segundo momento de transtorno aos moradores: redes de água, esgoto e – a se confirmarem negociações em andamento – até de gás devem ser todas implementadas na mesma etapa.