Intervenção na Rua Francisco Spiandorello reforça segurança em área de encosta e integra pacote de recuperação de vias afetadas pelas chuvas de 2024
Foram concluídas nesta quinta-feira (6) as obras de contenção no bairro Reolon, em Caxias, com o objetivo de prevenir novos deslizamentos – como os ocorrridos após as chuvas de maio de 2024.
Conforme a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMO), para segurar o baranco, no entorno do arroio Tega, foram colocados gabiões na Rua Francisco Spiandorello. A intervenção teve como objetivo conter erosões e garantir estabilidade ao terreno em área de encosta, proporcionando maior segurança a moradias e à trafegabilidade local.
Os serviços foram executados pela empresa Lajecril Artefatos de Cimento Ltda – EPP, vencedora da Concorrência Pública nº 137/2025, com investimento de R$ 293 mil provenientes do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), vinculado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Governo Federal.
O trabalho contemplou a montagem de estruturas em gabiões, formadas por blocos de pedras envoltas em telas galvanizadas, associadas a serviços de drenagem, terraplenagem e estabilização do solo. A obra integra o mesmo contrato que contemplou intervenções semelhantes na Rua Giacomo Lira, no bairro Pedancino, ambas com o objetivo de restabelecer a segurança e a trafegabilidade das vias comprometidas por erosões após os eventos climáticos de 2024.
O secretário municipal de Obras, Lucas Suzin, destacou o caráter preventivo e estrutural da ação. “Essas contenções representam um reforço importante na infraestrutura das áreas de encosta, garantindo estabilidade e tranquilidade para as famílias que vivem nessas regiões. É mais uma entrega da administração dentro do esforço de reconstrução e prevenção frente aos efeitos das chuvas intensas de 2024”, ressaltou Suzin.
