Obra teve investimento de R$ 7 milhões
Foi finalizada na última semana a recuperação da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. Após 73 dias de trabalho, a pista recebeu uma nova camada de pavimentação asfáltica ao longo de seus aproximadamente dois quilômetros de extensão, além da revitalização completa da sinalização horizontal. O investimento total foi de R$ 7 milhões.
As obras tiveram início em 27 de janeiro e foram executadas pela empresa Traçado Construções e Serviços, responsável também pela reconstrução da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, após as enchentes de 2024. Para evitar impactos na operação dos voos diários, os serviços foram concentrados nos turnos da noite e da manhã.
A intervenção envolveu a remoção do pavimento antigo e a aplicação de uma nova camada asfáltica com cinco centímetros de espessura, específica para o tráfego de aeronaves. Em trechos mais comprometidos, foi necessária a retirada de até 15 centímetros do revestimento original, instalado em 1972 e que, ao longo das décadas, havia recebido apenas reparos pontuais. Toda a execução foi acompanhada pela equipe técnica da Orion Aeroportos, garantindo o cumprimento dos padrões de segurança e qualidade exigidos pela aviação civil.
Atualmente, o Aeroporto Hugo Cantergiani opera três voos diários, com rotas das companhias Azul, Gol e Latam para Campinas, Congonhas e Guarulhos. A partir do próximo mês, a Gol deve retomar os voos diretos para o Rio de Janeiro, com duas frequências semanais.