Se valor necessário for arrecadado, as novas pontes devam ficar prontas ainda no início de setembro
A comunidade e empresários lançaram, na última semana, a Campanha de Arrecadação de Fundos para Construção de Passagens Baixas em Feliz e Vila Cristina (entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul). As pontes que conectavam as comunidades estão inoperantes, e a população está tendo que fazer uma verdadeira maratona, aumentando em muitos quilômetros a distância para atravessar o rio. Doações para a campanha podem ser feitas no PIX: [email protected]
O objetivo é arrecadar R$ 1,2 milhão para construir duas passagens baixas, uma no distrito de Vila Cristina e outra em Feliz. O prazo estimado para ter as pontes prontas é na primeira semana de setembro de 2024. As obras devem iniciar no início desta semana, dependendo das condições metereológicas. As Prefeituras de Feliz, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e Caxias do Sul também se comprometeram a colaborar com recursos financeiros para as obras, que ainda assim são insuficientes – por isso a necessidade da campanha de arrecadação.
Essas passagens permitirão o fluxo de veículos leves e caminhões, ajudando a reconectar as cidades enquanto as pontes fixas não estão prontas. Embora cientes dos riscos de cheias e da possibilidade de essas passagens serem temporariamente cobertas pelas águas, a comunidade e os empresários envolvidos acreditam que seja uma solução rápida e urgente. A única ponte em funcionamento na região é justamente uma ponte baixa, semelhante às que serão contruídas, que conecta Vale Real e Bananal, no interior de Feliz.
As novas pontes baixas devem ser construídas em locais próximos de onde estavam as antigas travessias, impactadas pelas chuvas de maio de 2024. No caso da ligação entre Caxias e Nova Petrópolis, a ponte colapsou e precisou ser implodida. O Governo Federal, por meio do Dnit, promete entregar a obra até fevereiro de 2025.
Já no caso da ponte de ferro que conecta os bairros de Feliz, e que também serve de alternativa para quem faz o trajeto Caxias – Nova Petrópolis, a estrutura também ficou comprometida e está fechada para reforma. Vale lembrar que a antiga ponte de Picada Cará, também em Feliz, foi levada pela enchente de maio. Já a nova ligação definitiva que servirá como substituição, que deve ser construída pelo Governo, tem previsão de entrega somente para o segundo semestre de 2025.