Estados Unidos exportaram aproximadamente 332 mil sacas em setembro; com isso, o país norte-americano ficou atrás de Alemanha e Itália em importação
As compras de café brasileiro pelos Estados Unidos caíram pela metade, marcando uma queda acentuada nas exportações, conforme dados divulgados pelo Conselho de Exportadores de Café (Cecafé). A redução, registrada após a imposição das tarifas, fez com que o país perdesse a liderança mensal do ranking, caindo para a terceira posição.
A análise do mês de setembro revela que as exportações de café verde para o mercado norte-americano despencaram 52,8% em comparação com o ano anterior. Com essa queda, os Estados Unidos exportaram aproximadamente 332 mil sacas de café verde no mês. Este volume fez com que o país ficasse atrás dos novos líderes de importação:
1º Lugar: Alemanha, com cerca de 654 mil sacas.
2º Lugar: Itália, com aproximadamente 334 mil sacas.
A diminuição nas vendas para os EUA contribuiu para uma retração no volume total exportado de café verde ao exterior, que foi de 3,45 milhões de sacas de 60kg em setembro, representando uma queda de quase 20% no comparativo anual.
Apesar do forte recuo mensal, a situação é mais matizada no panorama geral. Segundo o presidente do Cecafé, embora os EUA tenham ficado em terceiro lugar no mês, o país ainda lidera o volume total de compras de café brasileiro no acumulado do ano.
Fonte: Danúbia Braga/Jovem Pan