Na noite congelante de 1º de julho, 209 pessoas receberam acolhimento nas casas de passagem
As baixas temperaturas que caracterizaram a primeira semana de julho, aliadas ao aumento dos índices de chuva e de nebulosidade fizeram com que a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), intensificasse o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). O serviço, que habitualmente conta com uma equipe percorrendo as ruas da cidade, teve a sua capacidade de atendimento triplicada. Com o reforço de mais duas equipes, em todas as noites da última semana três turmas de educadores sociais e motoristas circularam pela cidade oferecendo vagas em casas de acolhimento às pessoas em situação de rua.
Além da ampliação no número de profissionais, os horários também foram estendidos de modo que as abordagens pudessem ser realizadas nas 24 horas do dia. Somado a isso, desde a última terça-feira (1º) houve o aumento de mais 20 vagas nas quatro casas de acolhimento que a FAS tem à disposição da população, totalizando 210 vagas.

A noite de 1º de julho foi a que registrou o maior número de acolhidos, chegando a 209, seguida pela noite do dia 03, com 206 usuários. O dia de menor movimento nas casas de acolhimento foi o último domingo (6), quando as temperaturas já estavam mais amenas. Nessa noite foram registrados 174 acolhimentos.
Para a diretora de Proteção Social Especial da FAS, Franciele Roso, com essas ações “garantimos vagas suficientes para atender todas as pessoas em situação de rua que aceitaram acolhimento. Somente nesta semana de frio mais intenso, cerca de 196 pessoas em média foram atendidas diariamente, não havendo esgotamento de vagas em nenhum momento. Nosso compromisso é assegurar um espaço digno e protetivo, especialmente em momentos emergenciais e de maior procura. Mas o nosso grande desafio é fomentar que os usuários possam permanecer vinculados às casas, para que seja possível construir com eles novos projetos de vida para superação da situação de rua”.
A população pode ajudar a FAS no acolhimento a estas pessoas, acionando a Abordagem Social pelo telefone (54)9 8403-8864, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h. Das 19h às 7h, bem como aos finais de semanas e feriados, o atendimento de plantão é feito pelo telefone (54) 9 8404-9921.