Ao final dos três anos os estudantes concluirão o Ensino Médio como técnicos de Informática
O Colégio Estadual Professor Ulisses Cabral será a única instituição de Antônio Prado a implementar o Ensino Médio integral inicialmente com os primeiros anos, a partir de 2026.
A diretora da instituição, Andréia Carra Susin explicou em entrevista que ao receber a indicação para que a escola aderisse ao piloto no município uma reunião e votação foram realizadas com os pais dos alunos sobre a implementação ou não desta modalidade de Ensino Médio que foi aprovado por unanimidade. A mudança iniciará no ano em que a escola completa 100 anos.
Nesta nova modalidade os estudantes permanecerão na instituição das 7h às 14h e terão acesso a quatro refeições, momentos de recreação e aprendizagem com a implementação de clubes de atividades como vôlei, leitura, entre outros, totalizando 35 horas semanais.
Segundo Andréia, essa mudança vai trabalhar com o aluno sendo o protagonista e construtor da sua aprendizagem e ao final dos três anos os estudantes concluirão os estudos como técnicos em Informática. “Acho muito válido porque com esse técnico o mercado de trabalho poderá dar mais oportunidades para os jovens.” e salienta que em breve mais opções técnicas serão ofertadas aos estudantes.
A diretora também ressalta que após iniciar o ano letivo e as orientações forem repassadas os estudantes serão comunicados e as adequações necessárias serão realizadas. “Estamos orgulhosos por implementar em nossa escola essa nova proposta, mas também sabemos que será desafiador. Vamos trabalhar em benefício dos nossos alunos,” finaliza.
A previsão é que as aulas do Ensino Médio integral iniciem no dia 18 de fevereiro de 2026.