“Sentar e refletir, levantar e agir”
A direção da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), de Caxias do Sul, inaugurou na manhã desta segunda-feira (1º) o Banco Vermelho, símbolo do combate à violência contra a mulher. A atividade integrou as atividades alusivas ao Agosto Lilás (Lei nº 8.488/2020), campanha de conscientização que busca reforçar a importância de falar sobre o tema.
No banco está contida mensagem de apoio e contato para denúncia e apoio às vítimas. O ato, organizado pela Gerência de Relações com a Comunidade, foi acompanhado pelo diretor-presidente da Codeca, Milton Balbinot, por diretores e gerentes, além de colaboradoras – dos 1,7 mil funcionários da Codeca, cerca de 900 são mulheres.

O Banco Vermelho é um símbolo internacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio. No Brasil, está previsto na Lei Federal 14.448/2022, que institui, em âmbito nacional, o Agosto Lilás como mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência contra o público feminino.
A legislação prevê a instalação de, pelo menos, um banco na cor vermelha em espaços públicos de grande circulação de pessoas, no qual constam frases que estimulam a reflexão sobre o tema e contatos de emergência, como o número telefônico da Central de Atendimento à Mulher – 180, para eventual denúncia e suporte à vítima.