Fenômeno climático atua entre sexta (7) e sábado (8), com risco de chuva intensa, granizo e formação de tornados em regiões do Norte e Nordeste do Estado
A formação de um ciclone extratropical deve provocar temporais em grande parte do Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (7). De acordo com as previsões meteorológicas, as regiões Noroeste, Norte e Nordeste — destacadas em vermelho nos mapas de alerta — estão sob condição de tempestades severas, com ventos que podem ultrapassar os 100 km/h e potencial para tornados.
Além das rajadas intensas, há risco de chuva volumosa e granizo isolado em toda a metade Norte do Estado. Os acumulados devem variar entre 60 e 100 milímetros por dia, podendo chegar a 150 mm/dia nas regiões Central e Litoral Norte. Os maiores volumes são esperados entre a madrugada e o início da tarde de sexta-feira, em um intervalo de 6 a 12 horas.
Nas demais regiões gaúchas, os volumes de chuva ficam entre 10 e 80 mm/dia, com rajadas de vento de 50 a 85 km/h. Entre o Litoral Médio e Norte, Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre, as rajadas podem novamente ultrapassar os 100 km/h.
Durante a madrugada e manhã de sábado (8), o ciclone — já atuando sobre o oceano — ainda deve provocar chuva moderada a forte em áreas da Costa Doce, Litoral Norte, Litoral Médio e RMPOA, com acumulados entre 30 e 60 mm/dia. Os ventos seguem fortes, variando de 50 a 85 km/h, podendo alcançar 100 km/h em pontos isolados.
A tendência é de melhora nas condições do tempo no domingo (9), quando uma área de alta pressão atmosférica deve favorecer o retorno do sol e tempo estável em todo o território gaúcho.