Defesa Civil e equipes municipais atendem moradores
Uma forte chuva de granizo atingiu Erechim, no Norte do Estado, na tarde deste domingo (23), provocando estragos em diferentes pontos da cidade. Imagens registradas por moradores mostram pedras de gelo de grande porte atingindo telhados e veículos. Diversas casas foram danificadas e carros tiveram os vidros quebrados.
A Defesa Civil já havia emitido alerta para instabilidades na região, com risco de tempestades, raios. Equipes da prefeitura, Defesa Civil e Força Voluntária estão mobilizadas para atender os moradores afetados. Ainda não há número oficial de atingidos.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Ronaldo Manica, coordenador da Força Voluntária, afirmou que há lona suficiente para atender todas as famílias. “Não vai faltar. Só pedimos paciência e calma para que tudo seja atendido”, disse.
O governador Eduardo Leite informou no fim da tarde que conversou com a prefeitura e determinou o envio de equipes da Defesa Civil Estadual, além de materiais e mantimentos. Também orientou o chefe da Casa Militar, coronel Boeira, a se deslocar para o município e auxiliar no gerenciamento da situação.
O que é o granizo
O granizo se forma dentro de nuvens do tipo cumulonimbus, conhecidas como “nuvens frias”. Nessas regiões, onde as temperaturas ficam abaixo de zero, pedaços de gelo crescem até se tornarem pesados demais para serem sustentados pelos ventos ascendentes. Ao caírem, parte derrete, mas ainda podem atingir o solo em tamanhos expressivos — desde pequenas pedras até bolas de tênis.