Missa campal, procissão e tapetes marcaram a data religiosa após adiamento por conta da chuva
A celebração de Corpus Christi em Flores da Cunha ocorreu na manhã deste domingo (22), reunindo centenas de fiéis no centro da cidade. Inicialmente programada para quinta-feira (19), a solenidade foi adiada devido à instabilidade climática registrada durante a semana.
A Missa Campal teve início às 9h, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, e foi acompanhada por um grande número de moradores e visitantes. Após a celebração, ocorreu a Procissão do Santíssimo Sacramento, que percorreu as ruas do entorno da Praça da Bandeira, decoradas com os tapetes confeccionados por cerca de 500 voluntários desde as primeiras horas de sábado (21).
Os tapetes, elaborados com serragem colorida, cal, pó de café e outros materiais, exibiam símbolos da Eucaristia, passagens bíblicas e imagens ligadas à tradição cristã. A confecção das obras envolveu escolas, grupos religiosos, famílias e diversas empresas e entidades locais.
Além da programação religiosa, a celebração de Corpus Christi foi marcada pela realização do Corpus Christi Solidário, campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene e materiais de limpeza destinados a famílias carentes do município.
Em paralelo à celebração, ocorre neste fim de semana o Festival de Vinhos e Menarosto, na Praça da Bandeira, oferecendo aos visitantes a oportunidade de degustar o prato típico de Flores da Cunha, o menarosto — uma combinação de carnes de codorna, coelho, frango e porco — acompanhado pelos vinhos das vinícolas locais. O evento segue neste domingo até as 19h, com atrações artísticas e culturais.
Os tapetes confeccionados permanecem expostos para visitação pública durante todo este domingo. A remoção das peças e a limpeza das vias estão programadas para segunda-feira (23), quando o trânsito no entorno da praça será normalizado.