Iniciativa também registou diminuição no tempo médio de espera para atendimento na Farmácia Especializada da SMS, onde os insumos eram retirados anteriormente
Após a descontinuidade no fornecimento de fraldas em tamanho adulto pelo serviço público de Caxias do Sul, ocorrido em junho de 2025, uma vez que esses itens já estavam sendo contemplados gratuitamente pelo programa Farmácia Popular do Brasil, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estima uma economia anual de R$ 2,5 milhões à pasta. Até a interrupção do serviço, cerca de 1 mil pacientes usuários de fraldas descartáveis nos tamanhos adulto recebiam os insumos pela Farmácia Especializada da SMS, e o consumo médio mensal era de 152.000 unidades de fraldas nos tamanhos adultos, equivalente a R$ 230 mil, aproximadamente.
A diretora de Assistência Farmacêutica e Insumos em Saúde da SMS, Mônica Menegat, explica que mesmo com a descentralização, o número de atendimentos não diminuiu, já que a maioria dos usuários que utiliza fraldas, faz uso de medicamentos e fórmulas nutricionais, também fornecidas pela pasta. “Não se observou uma diminuição no número de atendimentos, porém, se percebeu uma diminuição do tempo médio de espera para atendimento nessa farmácia. Apesar do registro da saída das fraldas ser feito nos guichês de atendimento, o processo de entrega requeria um tempo maior dos atendentes, já que o mesmo ocorria em outra sala devido ao volume das fraldas”, destacou.
Os munícipes que utilizam fraldas em tamanhos infantis, continuam fazendo a retirada pela Farmácia Especializada da SMS (junto ao Centro Especializado de Saúde – CES), já os que utilizam tamanho adulto, retiram os insumos gratuitamente pelo programa do Governo Federal, nos 37 estabelecimentos de Caxias do Sul credenciados à Farmácia Popular.
Como retirar fraldas geriátricas pela Farmácia Popular:
É preciso comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do Programa Farmácia Popular do Brasil, apresentando os seguintes documentos:
- Documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF. Se for menor de idade são aceitos certidão de nascimento ou RG.
- Pessoas de 60 anos ou mais: apresentar prescrição, laudo ou atestado médico (do SUS ou particular) que indique a necessidade do uso de fralda, bem como a quantidade.
- Pessoas com deficiência: apresentar prescrição, laudo ou atestado médico com CID (do SUS ou particular), que indique a necessidade do uso de fralda, bem como a quantidade.
- Pacientes acamados ou impossibilitados de comparecer para retirar:
O representante legal ou procurador deve comparecer a um estabelecimento credenciado à Farmácia Popular e, além dos documentos acima, apresentar documentos do representante legal.
- Documento oficial com foto e CPF ou documento de identidade que conste o CPF.
- Declaração por sentença judicial OU
- Instrumento público de procuração que outorgue plenos poderes ou poderes específicos para aquisição de medicamentos e/ou fralda junto ao Programa Farmácia Popular OU
- Instrumento particular de procuração com reconhecimento de firma, que outorgue plenos poderes ou poderes específicos para aquisição de medicamentos e/ou fralda geriátrica junto ao Programa Farmácia Popular OU
- Identidade civil que comprove a responsabilidade pelo menor de idade, titular da receita médica.
- Nas farmácias vinculadas ao Programa Farmácia Popular do Brasil são entregues a cada 10 dias até 40 fraldas.