Cerca de 400 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, viajam todos os meses para consultas e exames em Porto Alegre
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), renovou sua frota de veículos ligados à área da saúde com o objetivo de qualificar o transporte de pacientes. A pasta recebeu, nas últimas semanas, três vans (uma delas adaptada para cadeirantes), cinco veículos Onix e uma Picape Ranger, oito deles pagos com financiamento próprio do Município no total de R$ 1.386.896,00 e um (a van adaptada) com verba de emenda parlamentar no valor de R$ 343.200,00 dos deputados federais Bohn Gass e Heitor Schuch.
Para se ter uma ideia, desde 2014 o Município não fazia investimento em veículos de passeio, essenciais para garantir o conforto e segurança dos pacientes. A cada mês, cerca de 400 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, viajam em veículos da SMS para consultas e exames em Porto Alegre. Esse transporte ocorria, até a chegada dos novos veículos, com uma van que será desativada e com os demais carros da SMS (para pacientes que precisam de transporte individualizado, caso daqueles com quadro de imunossupressão ou outras condições de saúde que demandam transporte em separado).
A Picape Ranger tem compartimento exclusivo para transporte de insumos biológicos, logo, pode realizar transporte de pacientes na mesma viagem, otimizando a frota.
“Os novos veículos são fundamentais para proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes que precisam de atendimento fora de Caxias do Sul. Pensar na assistência em saúde envolve todas as esferas e isso inclui qualificar o serviço prestado àqueles que precisam de deslocamento para darem continuidade ao seu tratamento. Por isso estamos muito contentes, pois é investimento que vai refletir diretamente naqueles que mais precisam”, salienta a secretária Municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
A frota da SMS atende a todas as demandas da pasta, dentre elas as rotinas administrativas e de abastecimento, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Vigilâncias e inclusive deslocamentos a cidades da região, principalmente para ações realizadas pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra), vinculado ao Município.

Fotos: Cristiane Barcelos