Cidade tem redução expressiva em homicídios, roubos e outros crimes graves
Caxias do Sul registrou uma redução expressiva nos índices de criminalidade no primeiro semestre de 2025. De acordo com dados divulgados pelo governo estadual, o número de vítimas de crimes violentos caiu 66% em relação ao mesmo período do ano passado. Os roubos também apresentaram queda de 33%.
Entre janeiro e junho de 2024, foram 106 vítimas de crimes violentos na cidade. No mesmo período deste ano, o número caiu para 36. A redução mais significativa ocorreu nos homicídios dolosos, que passaram de 48 para 13 casos — uma diminuição de 73%.
A queda está alinhada ao cenário observado em outras regiões do Estado, resultado de investimentos contínuos na área da segurança pública, especialmente por meio do Plano Rio Grande.
Os casos de roubo, que envolvem grave ameaça às vítimas, também caíram significativamente: de 359 registros no primeiro semestre de 2024 para 239 neste ano. Já os roubos de veículos passaram de 68 para 44, o que representa uma queda de 35%.
O delegado regional da Polícia Civil na Serra, Augusto Cavalheiro Neto, destaca que “estamos no melhor momento dos índices de criminalidade no Rio Grande do Sul, especialmente em quatro deles que são monitorados constantemente no âmbito do Programa RS Seguro, nos quais estamos bem em todos. Os números de homicídios dolosos apresentaram uma redução substancial desde o segundo semestre de 2024, assim como o de roubo a estabelecimentos comerciais, que já estamos há mais de dois meses sem ocorrência desse tipo”, disse.
A atuação conjunta entre as forças de segurança — Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal — tem sido baseada em monitoramento, investigação e ações de conscientização social. A cooperação entre os órgãos é apontada como um dos fatores que contribuíram para a melhora nos índices.
“Na medida que conseguimos melhorar os indicadores e aumentar o número de armas apreendidas, conseguimos também aumentar a sensação de segurança da população e do comércio. Isso reflete em uma satisfação e sentimento de dever cumprido como policiais e como cidadãos que frequentamos esses mesmos locais que ajudamos a proteger”, afirmou o tenente-coronel Márcio Borba Fernandes, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM).
O modelo de atuação adotado em Caxias do Sul é estruturado no chamado tripé dos “Três Is”: investimentos, com aquisição de equipamentos e estrutura para as forças de segurança; integração, com atuação coordenada entre as instituições; e inteligência, com uso de dados para orientar decisões estratégicas.
Outro destaque é o Centro Integrado de Operações, criado em parceria com a prefeitura. O espaço reúne Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, permitindo o monitoramento em tempo real de ocorrências e decisões rápidas em situações emergenciais.