Ações da Vigilância Ambiental e da Secretaria Municipal da Saúde refletem cenário positivo
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a cidade vive um cenário positivo no combate à dengue. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o número de casos confirmados da doença apresentou uma redução de 63,8% em 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Em comparação ao ano de 2024, o número de casos nesta mesma época já somava 263 e um óbito, marcando um aumento expressivo comparado ao ano de 2023, onde o município havia registrado 43 casos totais confirmados de dengue. No entanto, em 2025, até o momento, foram confirmados 95 casos, demonstrando uma importante queda e indicando os esforços das ações de prevenção.
A médica veterinária da Vigilância Ambiental em Saúde, Delvair Fátima Zortéa da Silva, comenta sobre a implementação de novas ações de monitoramento e controle do Aedes aegypti durante o ano.
“Dentro delas, destaca-se a instalação de armadilhas ovitrampas em 230 pontos, onde essas são monitoradas mensalmente e desse resultado são gerados mapas de calor onde a maior área de infestação é direcionado a todas as nossas ações, justamente para diminuir o risco de transmissão de dengue. Além disso, foram realizados, controle por meio de borrifamento residual intradomiciliar em prédios públicos. Além de todas essas atividades se mantém as atividades de visita domiciliar de forma rotineira e também visitas em pontos estratégicos no período de 15 dias”, destacou ela.
Embora o município esteja entrando nas estações mais quentes do ano, período em que há maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, a SMS reforça a importância da manutenção dos cuidados preventivos, como algumas orientações logo abaixo e também permitir a entrada das equipes da Vigilância Ambiental em Saúde nas residências durante as vistorias. Com o ano se aproximando do fim, o panorama é considerado muito positivo.
Orientações para conter a proliferação do mosquito da dengue:
- Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
- Recolher o lixo do pátio;
- Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
- Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los à Central de Armazenamento de Pneus Inservíveis (Capi) da Codeca;
- Tampar as caixas da água;
- Colocar telas milimétricas em caixas d’águas descobertas, reservatórios de captação de água da chuva nos ralos;
- Limpar as calhas;
- Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando água;
- Eliminar os pratinhos das plantas.