Atualmente, município possui cerca de 135 mil hidrômetros instalados
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) recebeu nesta semana uma nova remessa com 6 mil hidrômetros. Os equipamentos, mais modernos, vão substituir medidores antigos, danificados ou furtados. O lote faz parte de uma compra total de 27,4 mil unidades, que serão entregues de forma fracionada até janeiro de 2026.
Atualmente, Caxias do Sul possui cerca de 135 mil hidrômetros instalados. A média anual de substituições gira em torno de 14 mil unidades. Segundo o superintendente comercial do Samae, Mateus Bortolini, o volume de compras varia conforme as manutenções preventivas programadas e a estimativa de novas ligações.
Do total recebido nesta semana, metade é composta por hidrômetros unijato e a outra metade por modelos multijato. Ambos servem para medir o consumo de água, mas possuem diferenças no funcionamento. A escolha depende da vazão e do tipo de uso — residencial, comercial ou industrial.
Até o início de 2026, o Samae ainda receberá mais 9 mil unijato e 12.250 volumétricos, que oferecem medição mais precisa. No entanto, esses últimos não são compatíveis com todas as ligações. A compra inclui ainda 219 hidrômetros ultrassônicos, destinados a grandes consumidores, como indústrias e empreendimentos de alto consumo.