Entrega reúne iluminação, pavimentação, anfiteatro e banheiros
A primeira etapa da revitalização do Largo da Estação Férrea, em Caxias do Sul, vai ser inaugurada na noite desta terça-feira (18), marcando a abertura oficial ao público da parte inicial do novo espaço urbano no bairro São Pelegrino. A cerimônia conta com a presença do governador Eduardo Leite e integra o lançamento do Brilha Caxias 2025.
A entrega reúne um conjunto amplo de melhorias estruturais: drenagem concluída, terraplenagem, nova pavimentação, iluminação totalmente em LED, banheiros, decks, anfiteatro, pista de caminhada, arborização, ajardinamento e mobiliário urbano. É a intervenção mais abrangente executada no local desde o avanço das obras na década de 2010.
O ponto alto da abertura vai ser o show da Família Lima, um dos grupos mais consagrados do país, que sobe ao palco da Praça da Estação Férrea, após a inauguração oficial da primeira etapa da revitalização do local e a chegada do Papai Noel, acompanhada pela animação da Cia. Garagem de Teatro, com pinturinhas para as crianças e distribuição de balas.
LEIA TAMBÉM: Família Lima abre o Brilha Caxias 2025 em uma programação com mais de 40 atrações pela cidade
O projeto completo — orçado em aproximadamente R$ 8 milhões, com R$ 3,5 milhões vindos do Programa Avançar no Turismo — prevê outras frentes ainda em andamento. A próxima etapa inclui a instalação da fonte luminosa no pátio interno da Estação, intervenções de acessibilidade como piso tátil, a reforma da antiga caixa d’água e melhorias no acesso pela rua Marechal Floriano.
Segundo o secretário-adjunto de Planejamento, Antonio Feldmann, o cronograma contempla ações também para 2026, como o restauro da locomotiva doada pelo DNIT e a licitação para a cobertura da Praça das Feiras, que deve transformar o espaço em um ponto estruturado para eventos, feiras e apresentações. Paralelamente, a Seplan desenvolve o Plano do Parque Linear, que pretende requalificar o trecho urbano da antiga linha férrea entre São Pelegrino e Forqueta.
A área da Estação Férrea passou por diferentes fases de ocupação nas últimas décadas. Após longos períodos de abandono, insegurança e descarte irregular de resíduos, o entorno começou a ser reconfigurado a partir de 2006. A Praça do Trem (2015) e a Praça das Feiras (2016) foram as primeiras entregas que devolveram parte do complexo à cidade.