Evento no Super Club reuniu centenas de pessoas e marcou mais um passo na retomada do Carnaval de Rua após oito anos
O Instituto SAMbA e o Instituto de Leitura Quindim, em parceria com as escolas de samba e com apoio do Sesc, realizaram na noite de sábado (1º) a escolha da Corte do Carnaval 2026. O evento aconteceu no Super Club e contou com a presença de centenas de pessoas.
A nova Corte será formada pela rainha Ana Luiza Dellapussa Soares (Pérola Negra), pelas princesas Inaiara Ketlyn dos Santos de Sousa (Filhos de Jardel) e Katrine Damasceno (XV de Novembro), além do rei Momo Carlos Eduardo Marques de Souza (Nação Verde e Branco). O grupo tem agora a missão de representar a festa e o espírito carnavalesco na edição de 2026.
Nove candidatos participaram da disputa e foram avaliados em quatro critérios: samba no pé, beleza, simpatia e entrevista. O corpo de jurados contou com nomes reconhecidos, como a bailarina e coreógrafa Carolini Zini, a rainha do Carnaval de Porto Alegre 2025 Danyely Damaceno, a produtora Carina Monteiro, o dançarino Giovani de Souza Monteiro, a princesa da Festa Nacional da Uva 2026 Letícia Comin da Silva, a educadora física Nathália Caroline Velho Trindade, a jornalista Shirlei Paravisi e o artista plástico Valdir dos Santos.
O ano de 2025 marca a retomada definitiva do Carnaval de Rua de Caxias do Sul, após uma pausa de oito anos. Em março, o desfile reuniu cerca de 12,5 mil pessoas, com realização da Prefeitura e das escolas de samba. Em outubro, as agremiações apresentaram os sambas-enredo que darão o tom da próxima edição, marcada para 28 de fevereiro de 2026.