Pagamento em cota única com maior desconto pode ser feito até terça (06)
A Prefeitura, por meio da Secretaria da Receita Municipal, informa que, até o dia 29 de dezembro, já foram arrecadados R$ 50.880.358,37 com a antecipação do pagamento do IPTU 2026. O valor representa um crescimento de 10,7% em relação ao ano anterior, quando o município somou aproximadamente R$ 45.960.693,57 milhões na mesma fase da campanha 2025.
“Este desempenho confirma o comprometimento da população com o desenvolvimento de Caxias do Sul. A arrecadação do IPTU é fundamental para fortalecer os investimentos públicos e garantir a continuidade dos serviços essenciais. Também é reflexo do esforço permanente da Prefeitura em modernizar os processos e ampliar o acesso por meio de canais digitais, sem abrir mão da qualidade no atendimento presencial”, avalia o secretário da Receita Municipal, Micael Meurer.
Ele também reforçou que a política de arrecadação está alinhada ao planejamento estratégico do município, com foco na eficiência, inclusão digital e sustentabilidade financeira.
O aumento da arrecadação antecipada ocorre em um cenário de modernização do atendimento, digitalização dos serviços e ampliação dos canais de comunicação com o contribuinte. Somente nesta primeira etapa, aproximadamente 55.382 inscrições imobiliárias efetivaram o pagamento antecipado, contribuindo para o resultado expressivo da arrecadação municipal.
Durante as semanas que antecederam o vencimento, a Secretaria da Receita Municipal registrou um volume elevado de atendimentos. Foram contabilizados mais de 2.800 atendimentos presenciais no Centro Administrativo, sem contar os postos parceiros e os acessos digitais para emissão de guias e esclarecimento de dúvidas.
O número reflete o avanço do modelo operacional da Secretaria, que vem ampliando o uso de tecnologias como autoatendimento, atendimento multicanal e emissão digital, ao mesmo tempo em que mantém suporte presencial especializado.
O resultado também demonstra a consolidação do IPTU 100% Digital, implantado em 2025. Com a digitalização completa, o município reduziu custos operacionais, otimizou o acesso às informações e tornou o atendimento mais eficiente e sustentável.
O uso do aplicativo Cidadão Online, do site da Prefeitura e dos guichês eletrônicos facilitou a rotina dos contribuintes, que puderam emitir suas guias com autonomia e rapidez.
Cota única e próximas etapas
A primeira cota única, com desconto de até 12% pode ser paga até 6 de janeiro. Ainda há uma segunda possibilidade de cota única, com desconto de até 10% e vencimento em 10 de fevereiro.
Os contribuintes que não pagarem o IPTU em cota única poderão fazê-lo com parcelamento em quatro vezes, com os seguintes vencimentos:
- 1ª parcela: dia 10 de abril de 2026
- 2ª parcela: dia 11 de maio de 2026
- 3ª parcela: dia 10 de junho de 2026
- 4ª parcela: dia 10 de julho de 2026
A inscrição cadastral do imóvel está disponível para consulta no site da Prefeitura, e consta no boleto de IPTU de anos anteriores. O contribuinte que não tiver meios ou não souber como gerar a guia pode se dirigir ao Tudo Fácil, localizado no Bourbon Shopping San Pelegrino e solicitar auxílio dos atendentes.
O Executivo Municipal reforça que o IPTU é uma das principais fontes de financiamento para obras, serviços públicos, manutenção estrutural e expansão de políticas sociais.
Mais informações podem ser consultadas pelo aplicativo Cidadão Online, site oficial da Prefeitura ou atendimento presencial.