Ação terá investimento de quase R$ 4 milhões e priorizará moradores do município para reduzir a fila de espera por procedimentos
O secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, anunciou nesta quinta-feira (9) uma parceria entre a Prefeitura de Caxias do Sul e o Pompéia Ecossistema de Saúde para a realização de um mutirão com 636 cirurgias extras. A ação abrangerá as áreas de cardiologia, cirurgia geral e ortopedia, com investimento total de quase R$ 4 milhões.
A documentação será assinada na próxima segunda-feira (13) e encaminhada ao Ministério da Saúde para aprovação. A meta é iniciar os procedimentos o quanto antes.
Segundo o secretário Rafael Bueno, o projeto representa um avanço importante para diminuir a fila de cerca de 8 mil pessoas que aguardam cirurgias em Caxias do Sul e região. “Essa parceria buscada nos primeiros dias à frente da secretaria é um grande passo para reduzir a fila de espera por cirurgias. Neste momento, o mutirão contemplará apenas moradores de Caxias do Sul, porque o município tem arcado com grande parte dos custos da saúde prestada a cidades vizinhas, sem receber contrapartidas financeiras. Por isso, os maiores beneficiários devem ser os caxienses”, afirmou Bueno.
Os recursos que viabilizaram o mutirão são provenientes de emendas parlamentares, intermediadas pelas bancadas partidárias. A iniciativa nasceu após reunião entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a direção do Hospital Pompéia, representada pela CEO Lara Sales Vieira. A articulação garantiu que as emendas fossem destinadas à ampliação dos atendimentos cirúrgicos.