As fichas de inscrição podem ser preenchidas até esta quinta-feira (24) nas UBSs dos bairros Serrano e Jardim Eldorado
A Prefeitura de Caxias, em convênio com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), leva o Castramóvel da UCS até os bairros da cidade duas vezes por mês. Nestas ações são castrados cães e gatos machos, sempre com cadastro prévio nos postos de saúde e agendamento de horário. No próximo sábado (26) o ônibus estará no campo de futebol do bairro Serrano (rua Anacleto Vidor, 334).
As fichas de inscrição podem ser preenchidas até esta quinta-feira (24) nas unidades básicas de saúde (UBSs) dos bairros Serrano e Jardim Eldorado ou entregues diretamente na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição, junto à Maesa), em caso de tutores de outros bairros.
Após a inscrição, a equipe do Departamento de Proteção Animal (DPA) faz a triagem dos cadastros e os veterinários da UCS entram em contato para fazer o agendamento do horário e passar as devidas instruções
Os tutores contatados deverão estar com seus cães e gatos no local e horário agendados com preparação do animal, com no mínimo oito horas de jejum. Chegando no local, o animal passará por avaliação veterinária, a fim de verificar se realmente tem condições clínicas para o procedimento.
Além das ações nos bairros, durante a semana a Semmas possui convênio com a UCS para fazer castrações forma totalmente gratuita, para tutores de baixa renda, no hospital veterinário da UCS. No ambulatório, com a devida estrutura e tempo para procedimentos mais invasivos, são castradas também as fêmeas.
O secretário do Meio Ambiente, Ronaldo Boniatti, lembra ainda que o serviço de castrações no IHVET inclui o transporte de ida e volta do animal para sua residência. “Nós temos neste convênio com a universidade, o serviço completo para a castração, incluindo os finais de semana nos bairros e os procedimentos no ambulatório da UCS. Este serviço é pago pela Prefeitura. No último ano, foram realizadas mais de 5 mil castrações”, explica.