Peça criada pela agência Intervene Publicidade resgata 95 anos da Festa e 150 anos da imigração italiana, exaltando tradição, comunidade e acolhimento
O clima de celebração e pertencimento marcou a noite desta quinta-feira (14), em Caxias do Sul, quando o Espaço Som & Luz, no Parque de Eventos da Festa da Uva, recebeu autoridades, convidados e imprensa para a apresentação oficial do cartaz da 35ª edição da Festa Nacional da Uva. Criada pela Intervene Publicidade e Propaganda, a peça visual foi revelada, trazendo à tona símbolos, cores e histórias que traduzem o tema da edição de 2026: “Fruto de um sonho imigrante”.
Mais do que uma arte, o cartaz é um mosaico de significados. A composição resgata elementos que representam a trajetória dos imigrantes italianos que cruzaram o oceano em busca de prosperidade e que, com coragem e perseverança, transformaram a Serra Gaúcha em lar. Ao mesmo tempo, a obra abre espaço para o presente, celebrando as mais de 50 etnias que hoje compõem a identidade de Caxias do Sul.
De acordo com Daian Longhi, diretor da Intervene, visualmente, a criação tem como protagonistas o imigrante, figura central com olhar sereno e esperançoso, além da uva, símbolo maior da Festa, representando fartura e trabalho. Foi utilizada também a imagem do Monumento ao Imigrante, patrimônio histórico nacional, simbolizando os imigrantes das mais diversas etnias na busca por prosperidade em solo brasileiro, contribuindo para a construção e o desenvolvimento da nossa cidade e do país, além do turismo, cada vez mais crescente e importante em nossa região.
O casal dançante remete à pluralidade cultural e ao espírito de comunidade, enquanto o navio evoca as travessias e desafios vividos pelas primeiras famílias. Ao fundo, uma camada de texto traz sobrenomes de imigrantes italianos, retirados dos livros oficiais que chegaram juntos dos navios, conferindo profundidade e memória à arte.
Para Longhi, a peça publicitária é uma representação importante da Festa da Uva, um evento feito de pessoas, sonhos, frutos e futuros. “Criar o cartaz da Festa da Uva é sempre um desafio e, ao mesmo tempo, um grande privilégio. Cada traço, cada cor e cada elemento têm um propósito e uma história para contar, seja na celebração da memória, do trabalho e da identidade cultural de Caxias do Sul, ou trazendo elementos simbólicos que em parte constroem a alma da nossa Festa, eternizando a história de 35 edições da festa. É uma honra poder transformar o ‘nós’ de tantas famílias e etnias em uma peça que vai rodar o Brasil e representar a alma de Caxias do Sul”, afirmou o publicitário.
A composição adota layout centralizado e formas geométricas para equilíbrio visual. A paleta de cores resgata os tons clássicos de púrpura e roxo, cheios de simbolismo e força, em referência aos cartazes icônicos de 1965 e 2004, complementados por verde e laranja, que adicionam calor e modernidade. O logo oficial aparece em destaque, acompanhado por selo comemorativo dos 95 anos da Festa da Uva, e o slogan é apresentado em tipografia inspirada em cartas manuscritas, reforçando a conexão com o passado.
O presidente da Comissão Social da Festa da Uva 2026, Fernando Bertotto, destacou o trabalho da agência e a importância do cartaz como ferramenta de divulgação. “A Intervene conseguiu captar com sensibilidade e precisão o espírito do tema ‘Fruto de um sonho imigrante’. Esse cartaz é mais do que uma imagem bonita: é uma porta de entrada para que o público, mesmo à distância, sinta a essência e a emoção que a Festa representa”, observou.
Já o prefeito municipal de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, reforçou o papel do evento na preservação da memória e na projeção da cidade. “A Festa da Uva é um patrimônio de todos os caxienses. Ao apresentar este cartaz, damos início a um ciclo de celebrações que reforça nossa identidade, valoriza nosso passado e projeta nossa cidade para o futuro. É um símbolo do trabalho, da fé e da união que moldaram Caxias do Sul e continuam inspirando novas gerações”, concluiu.
Sobre a Festa da Uva
A 35ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada entre os dias 19 de fevereiro e 8 de março de 2026, em Caxias do Sul (RS). Celebrando a cultura, a gastronomia e as tradições da imigração italiana, a Festa é um dos maiores eventos comunitários do Brasil.
O tema dessa edição é “Fruto de um sonho imigrante”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, destacando ainda os 135 anos de emancipação de Caxias do Sul e os 95 anos da própria Festa. A proposta é reforçar a participação popular como essência do evento, valorizando a diversidade e o sentimento de pertencimento.
O tradicional evento de Escolha da Rainha e Princesas, ocorre no dia 23 de agosto de 2025, no Ginásio do SESI, tendo a Saltur Viagens e Turismo e Grupo People como patrocinadores. Criada em 1931, a Festa Nacional da Uva é um símbolo da força e da identidade da Serra Gaúcha. Mais do que uma celebração da colheita, ela é feita por pessoas e para pessoas — unindo gerações em torno de um legado cultural que atravessa décadas. O evento conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira, Supermercado Andreazza e Vantajão Atacado e o apoio da MEBRAFE, Global Prime Wood e Biglia Advocacia.
Foto: Manuelli Boschetti/Rádio Solaris
