Mudança busca padronizar identificação dos pacientes e aumentar a segurança das informações no sistema público de saúde
O cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ser vinculado ao número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em todo o território nacional. A alteração segue determinação da Lei 14.534/2023 e tem como objetivo padronizar a identificação dos pacientes, aumentar a segurança das informações e facilitar a integração entre os sistemas de saúde.
Em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já adota o novo modelo. De acordo com a diretora técnica do setor de cadastro, Sheila Cavalli Segat, quem já possui o cartão não precisa procurar atualização. “O CPF será integrado automaticamente. Agora, para quem precisa de um novo cartão, como estrangeiros ou recém-nascidos, o documento já será emitido com o CPF como dado principal e o número antigo do cartão como informação secundária”, explicou.
Somente entre 22 e 26 de setembro, o município confeccionou 165 novos cartões SUS e realizou alterações em outros 663 documentos, totalizando 828 atendimentos no período. A demanda, segundo a secretaria, varia semanalmente. Mais informações sobre o cartão SUS em Caxias do Sul podem ser acessadas no site oficial da prefeitura: caxias.rs.gov.br/servicos/saude/cartao-sus