Atualmente, o CIOp conta com mais de 470 câmeras espalhadas pela cidade
A Prefeitura de Caxias do Sul esclareceu nesta quarta-feira (30) que as câmeras de monitoramento instaladas em diversos pontos da cidade não têm função punitiva. Ou seja, não aplicam multas de trânsito. Esses equipamentos fazem parte do Centro Integrado de Operações (CIOp) e servem exclusivamente para ações de segurança pública.
Atualmente, o CIOp conta com mais de 470 câmeras espalhadas por Caxias. Elas operam com o sistema de cercamento eletrônico, registrando imagens em tempo real para uso das forças de segurança. A tecnologia já contribuiu para a redução de índices de criminalidade desde sua implantação, em outubro de 2023.
Essas câmeras não exigem aferição ou homologação para funcionar. Servem como suporte para a Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil. Apesar disso, muitos moradores ainda confundem esse sistema com os controladores de velocidade, que entram em operação na próxima semana.
Controladores de velocidade
Diferente do cercamento eletrônico, os 26 controladores de velocidade foram instalados para fiscalizar o limite de velocidade em vias com grande fluxo de veículos. Eles estão em locais onde a velocidade máxima permitida varia entre 40 km/h e 60 km/h. O objetivo principal é prevenir acidentes.
Esses equipamentos sim geram multas. Mas, para isso, precisam estar devidamente homologados pelo Contran e aferidos pelo Inmetro. Quando registram excesso de velocidade, enviam a imagem ao órgão executivo de trânsito, que então confirma os dados e, se for o caso, emite a notificação da infração.
Além da fiscalização, os controladores também integram o sistema de cercamento eletrônico e reforçam o monitoramento da cidade.