Votação foi anulada baseada no Regimento Interno da Casa que prevê que um vereador suplente não pode concorrer a cargo na Mesa Diretora
No dia 16 de dezembro a Câmara Municipal de Antônio Prado realizou a última sessão ordinária do ano em que houve a eleição da Mesa Diretora de 2026.
Nesta eleição duas chapas concorreram, sendo a primeira composta pelos vereadores Igor Renosto Sartor (PP), Márcio Camatti Bet (PP) e Giovani Fiorese (PP) e a segunda chapa composta pelos vereadores Vanderlei Antonio Cescon (MDB), Bernardo Carlesso Franceschini (MDB) e Eneiva Luisa Chiarello Balancelli (MDB). A chapa um foi eleita com seis votos.
Entretanto, segundo informações divulgadas pela Casa Legislativa, no dia 29 de dezembro a bancada do MDB protocolou um ofício à Casa Legislativa solicitando a nulidade desta eleição. O documento alega que um dos integrantes da chapa eleita, vereador Márcio Bet, encontrava-se na condição de suplente no momento da eleição, o que conforme o parágrafo 2º, do art 20 do Capítulo III do Regimento Interno da Câmara, inviabiliza a participação em cargos da Mesa Diretora.
A Câmara Municipal salientou que ao receber a manifestação adotou as providências cabíveis, encaminhando consultas à assessoria jurídica da casa e externa, cujo parecer orientou pela nulidade da eleição anteriormente realizada com fundamento na Súmula 473 do STF e pela convocação de um novo pleito para a Mesa Diretora.
Seguindo a orientação jurídica, o presidente em exercício exarou a Decisão e Ato da Presidência nº 01/2026, declarando a nulidade da eleição e solicitou ao vereador Maicon Soso (PP) na condição de presidente interino a convocar a realização de uma nova eleição para a definição da Mesa Diretora que conduzirá o Legislativo neste ano. “Com esta medida a Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito às normas que regem o funcionamento do Poder Legislativo, garantindo que todos os atos sejam conduzidos em conformidade com a legislação vigente,” reforça o Legislativo.
O prazo para inscrição das chapas que concorrerão a nova votação se encerrará às 17h desta quarta-feira (7). Uma sessão extraordinária para a eleição será realizada nesta quinta-feira (8), às 19h30min e será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara.