No balanço de 2025, o vereador Lucas Caregnato/PT ressaltou a modernização do sistema legislativo e da estrutura da TV Câmara
A tradicional prestação de contas da Câmara Municipal de Caxias do Sul à imprensa foi realizada na tarde desta segunda-feira (22), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. A condução das atividades coube ao presidente da Casa, vereador Lucas Caregnato/PT. Ele anunciou à imprensa a devolução de R$ 8,8 milhões, como resultado de poupança orçamentária no decorrer de 2025.
Outro fator destacado se voltou à modernização do sistema de processos legislativos e da estrutura da TV Câmara Caxias, em estágio final de implantação do sinal aberto, com nova grade de programação, mais transmissões ao vivo e reforço no quadro de pessoal. Ressaltou o ineditismo na veiculação ao vivo do Carnaval de Rua, além da transmissão da cerimônia de escolha do trio da Festa Nacional da Uva.
O presidente lembrou que uma das marcas passou pela promoção do 1º Congresso sobre Financiamento de Projetos para Agentes Públicos, o Conquista, Tchê! Em setembro passado, o evento reuniu mais de 350 participantes, de sete estados, 80 municípios e dois países, incluindo 20 prefeitos e outros 20 presidentes de Câmara Municipais. “Demonstramos que é possível fazer com que o Poder Legislativo lidere debates, na busca por soluções aos grandes temas das cidades, em mobilidade urbana, saúde, educação, habitação, tecnologias, entre outros”, salientou.
Do ponto de vista de publicações, Caregnato salientou o lançamento do Protocolo Antirracista e de outras duas iniciativas. Uma delas foi a constituição do Projeto Memórias, dividido em livro e documentário televisivo sobre ex-vereadores e personalidades que marcam a vida política e social da cidade. A organização do livro coube ao historiador Eduardo Reis, ao jornalista Fábio Rausch (autor dos textos) e ao publicitário Thales Comerlato Castagna (diretor da Assessoria de Comunicação Social). Sob a supervisão da jornalista Caroline Dall’Agnol (coordenadora de Programação da TV Câmara), o documentário teve a produção da jornalista Marliva Gonçalves. Também foi lançado o livro “Caxias da Gente”, com abordagem infantil sobre relações étnico-raciais, tendo textos da jornalista Vania Marta Espeiorin, coautoria de Castagna e ilustrações de Andrigo Martins.
Entre outros detalhes estatísticos da produção legislativa, foram 6.552 indicações, 33 moções, 123 requerimentos, 313 projetos de lei, 51 projetos de lei complementar, 26 projetos de decreto legislativo, 5 projetos de resolução, em 130 sessões ordinárias e 31 extraordinárias.
Além do vereador-presidente Lucas Caregnato/PT, fazem parte da Mesa Diretora de 2025 os vereadores Wagner Petrini/PSB (vice-presidente), Andressa Marques/PCdoB (2ª vice-presidenta), Alexandre Bortoluz/PP (secretário) e Andressa Mallmann/PDT (2ª secretária).