Evento ocorre em setembro
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul está organizando o ConquistaTchê – 1º Congresso sobre Financiamento de Projetos para Agentes Públicos, que deve reunir representantes do Poder Executivo, Legislativo, iniciativa privada e sociedade civil para debater acesso a recursos públicos e boas práticas de gestão. O evento ocorrerá na própria Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, nos dias 11, 12 e 13 de setembro.
Segundo o presidente da Câmara, Lucas Caregnato (PT), o objetivo é facilitar o acesso a informações sobre projetos financiados pelos governos federal e estadual, além de abordar questões técnicas da atuação das câmaras municipais, como comunicação, licitações e planejamento estratégico. “Nossa cidade é o segundo maior município do Estado. Esse evento coloca Caxias em destaque, atraindo presidentes de câmaras, prefeitos, o Tribunal de Contas e outros agentes públicos”, afirmou.
O congresso está sendo articulado para contar com pelo menos um ministro do governo federal, e há possibilidade de presença do vice-presidente e do ministro de Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Além disso, já foram entregues convites ao governador Eduardo Leite, à bancada gaúcha no Congresso Nacional (senadores e deputados federais) e aos parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Caregnato explicou que a iniciativa busca aproximar os representantes federais e estaduais da Serra Gaúcha, encurtando distâncias e facilitando o acesso a recursos para os municípios. “Muitas vezes, prefeitos e vereadores não conseguem se deslocar até Brasília. Trazer o governo federal e estadual para cá agiliza a obtenção de projetos e financiamentos”, disse.
O congresso também já convidou representantes de mais de 40 municípios, com participação de todos os vereadores de Caxias do Sul, de diferentes partidos. A programação inclui mesas específicas para prefeitos, secretários e presidentes de câmaras, além de encontros com deputados estaduais, federais e senadores. Caregnato destacou que a iniciativa é inédita, já que normalmente eventos desse porte são promovidos por associações nacionais, e que outros municípios já demonstraram interesse em replicar o modelo.
O parlamentar reforçou que a ação também busca melhorar a articulação para investimentos na Serra Gaúcha, historicamente carente de recursos federais. “Muito dinheiro é destinado a programas em que os municípios precisam apresentar projetos. Muitas vezes, esses recursos não são captados por falta de cadastro ou estrutura. Este evento facilita o conhecimento, o acesso e a organização dos projetos, beneficiando cidades e gestores públicos”, afirmou.
As inscrições para o ConquistaTchê estão abertas à comunidade e a programação preliminar está disponível no site do Sympla.