Parecer da Comissão de Ética foi aprovado por unanimidade entre os presentes na sessão
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul arquivou, por unanimidade, a denúncia contra o vereador Hiago Morandi (PL) durante a sessão desta terça-feira (16). O parecer da Comissão de Ética Parlamentar, presidida por Pedro Rodrigues (PL), rejeitou acusação de quebra de decoro feita pelo ativista social Victor Humo Emannuel Gama.
A denúncia apontava que, em entrevista a um podcast no dia 10 de agosto, Morandi teria se referido aos pacientes do Centro Especializado em Saúde (CES) com a expressão “energia negativa”. O denunciante considerou a fala ofensiva.
No entanto, o parecer concluiu que não houve tipicidade formal para abertura de processo de cassação, rebatendo a interpretação de Gama. Na votação, 21 vereadores se manifestaram a favor do parecer, sem votos contrários. O presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Caregnato (PT) não votou; Marisol Santos (PSDB) esteve ausente.
Diversos parlamentares destacaram, no debate, o risco de banalização das denúncias contra vereadores, a fragilidade da acusação e a transferência para a Câmara de temas que caberiam ao Ministério Público.
A Comissão de Ética é composta por Pedro Rodrigues (PL), Cláudio Libardi (PCdoB), Estela Balardin (PT), Sandro Fantinel (PL) e Zé Dambrós (PSB).