No mês de agosto, 743 motoristas foram abordados em blitzes , sendo que 79 deles estavam alcoolizados
Na comparação com o julho e com o último semestre, o mês de agosto registrou redução no índice de condutores flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas em Caxias do Sul. Os dados são da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), em levantamento realizado em parceria com a Brigada Militar e a Guarda Municipal. Foram 79 motoristas alcoolizados e 743 condutores abordados em agosto, com percentual de alcoolemia de 10,63%.
Em julho, o percentual havia sido de 15,60% e, no último semestre, contabilizados os meses de março a agosto de 2023, o índice acumulado é de 13,47%.
Fiscalização de Trânsito promoveu 79 blitzes em seis meses
Nos últimos seis meses, a Fiscalização de Trânsito promoveu 79 operações em diversas vias do município. No somatório, 3.348 condutores foram abordados e 1.336 restaram autuados. Do número total, 336 veículos foram removidos aos depósitos credenciados do Detran/RS. A maioria das remoções está amparada a débitos junto ao licenciamento veicular. Foram 321 ocorrências.
Agosto foi responsável pelo maior número de remoções, com 110 ocorrências.

Alerta sobre principais motivos de autuações
A SMTTM lembra que condutores titulares dos veículos devem acessar o site do Detran/RS e verificar a situação cadastral dos mesmos. Se existirem débitos anteriores, como multas de trânsito ou taxas administrativas em aberto, o pagamento da guia de licenciamento não é o suficiente para regularizar o veículo, que só estará licenciado a partir da quitação de todos os débitos existentes.
A Fiscalização de Trânsito também alerta para outros dados preocupantes que têm sido corriqueiros nas blitzes. Em primeiro lugar, o número de condutores que são titulares dos veículos e não possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desde janeiro, os fiscais da SMTTM abordaram 101 condutores nesta situação. Outra questão é o índice de motoristas que fogem das barreiras na contramão do sentido da via, colocando em risco a si mesmos e aos demais. Desde o início do ano, cerca de 50 condutores foram flagrados cometendo a infração.
Foto: Rodrigo Rossi