A restauração do monumento ficará de responsabilidade da Associação de Amigos do 3º GAAAE
Após quase dois anos do furto do busto de Duque Caxias, a prefeitura de Caxias do Sul anunciou que vai restaurar o monumento, localizado na Praça Dante Alighieri, em honra ao patrono do exército brasileiro que deu origem ao nome da cidade.
O lançamento do Projeto de Restauração do Monumento Duque de Caxias, foi anunciado na tarde desta quinta-feira (13) durante evento comemorativo aos 73 anos do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAE).
Em agosto de 2021, o busto de Duque de Caxias foi furtado e por conta deste fato o projeto de restauração do monumento irá produzir uma nova escultura do militar, bem como adequar o ambiente do seu entorno.
Na oportunidade o presidente da Soaconca, Luiz Felipe Novelo, assinou o termo de compromisso de restauro do monumento. Assinaram como testemunhas, o prefeito Adiló Didomênico e a secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto.
A partir da assinatura, a Associação de Amigos do 3º GAAAE irá angariar recursos para a execução do restauro que ainda não tem data para entrega.
O Furto
O busto de Duque de Caxias, que integra o patrimônio da Praça Dante Alighieri, foi furtado. De acordo com imagens das câmeras de vigilância recuperadas pela Guarda Municipal, o fato aconteceu no dia 17 de agosto de 2021, às 3h43 da madrugada.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMPPS), Paulo Roberto da Rosa, mau tempo daquela noite prejudicou a identificação dos autores do furto já que as imagens registradas eram são pouco claras.
Mesmo assim, foram encaminhadas à Polícia Civil, que investigou o caso, mas até agora não houve nenhuma evolução na elucidação do crime.
Inauguração
No dia 19 de novembro de 1959, nas comemorações do Dia da Bandeira, o Monumento ao Duque de Caxias foi inaugurado na Praça Dante Alighieri, na época denominada Rui Barbosa. O busto faz parte do monumento “A Eterna Continência”, que possui o formato de uma espada, com o busto de Duque de Caxias no guarda-mão e uma placa com os dizeres “Ao Duque o Exército e a Cidade / A Eterna Continência”.