Programação natalina termina nesta terça-feira (6) com a retirada da decoração da Praça Dante
Após 50 dias de programação, o Brilha Caxias 2025 chega ao fim nesta terça-feira (6), com o início da retirada da decoração natalina da Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Caxias do Sul em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias).
De acordo com a Guarda Municipal, cerca de 1 milhão de pessoas passaram pelos principais pontos do evento desde o dia 18 de novembro. A maior concentração de público foi registrada no Centro da cidade, especialmente no túnel de LED da avenida Júlio de Castilhos – que permanece instalado e agora vai receber decoração alusiva à Festa da Uva -, na própria Praça Dante e no entorno da Estação Férrea.
Um dos destaques da edição foi a roda-gigante instalada na Praça Dante. Segundo a organização, aproximadamente 70 mil pessoas utilizaram o brinquedo durante os 36 dias de funcionamento. O túnel de LED da Júlio de Castilhos, que segue montado, deve receber agora ambientação temática para a Festa da Uva.
A Estação Férrea concentrou apresentações musicais e eventos culturais ao longo da programação, incluindo shows de grande público, como os da Família Lima e do Tchê Guri, além de atividades voltadas ao público infantil.
Além da área central, o Brilha Caxias também retomou ações no interior do município. Distritos como Ana Rech, Galópolis e Vila Seca receberam apresentações e atividades descentralizadas, ampliando o alcance do evento.
O coordenador do Brilha Caxias e vice-prefeito Edson Néspolo avaliou a edição como positiva e destacou a parceria com a CDL, além do engajamento de servidores e voluntários. “As pessoas voltaram a conviver em família. Quando os espaços são bem cuidados e ornamentados, a comunidade se sente parte e ajuda a preservar. Encerramos agradecendo e assumindo o compromisso de fazer um Brilha ainda maior”, afirmou.
Para o presidente da CDL Caxias, Mauro Andreazza, o evento transformou a cidade em um grande espaço de convivência, cultura e celebração. “A roda-gigante e a iluminação da Avenida Júlio de Castilhos foram novidades importantes. Além de entretenimento gratuito, trouxeram mais vida ao Centro, estimularam a circulação de pessoas e valorizaram o comércio local. Foi um Natal pensado para fortalecer o sentimento de pertencimento”, avaliou.