Bloco “Mais Passado que futuro” estreia com mais de 500 foliões que já se conhecem de outros carnavais
A nostalgia inspirou um grupo de Antônio Prado a retomar um bloco com foliões já conhecidos de outros carnavais. “Mais passado que futuro” reunirá 519 foliões entre veteranos e novatos no Carnaval deste ano. “A ideia é que fossem todos acima de 30 anos, mas temos alguns jovens que são filhos dos foliões, mas já maiores de 18 anos também,” explica uma das organizadoras, Caroline Carlesso.
Ela conta que a ideia surgiu a dois anos em uma conversa com uma das integrantes do Clube União com o intuito de resgatar o carnaval das antigas o que naquele momento ficou apenas em uma conversa.
No início de 2024 a ideia ressurgiu em uma conversa com Jordana Rigon que comentou que ela e outra amiga, Carolina Grazziotin pensavam em fazer um dia de carnaval, fora de época, para reunir toda uma geração que curtiu e muito a folia em Antônio Prado. Então em novembro Jordana a chamou novamente contando que a banda Revolução, que animou muitos Carnavais pradenses, estava de volta então era hora de resgatá-lo também. Um grupo então foi criado no WhatsApp e segundo ela conta as pessoas mesmo pediam para participar.
O bloco acabou tomando uma proporção muito maior que a esperada o que levou Carolina a também contar o apoio de Bárbara Marques Andreetta e sua filha Marcela para organizá-lo. O sucesso foi tanto que todos os combos disponíveis já foram comercializados e não há mais como aceitar novos participantes. “A intenção é reviver os carnavais do Clube que tinham blocos, fantasias e da galera se divertindo,” comenta.
O bloco estreia nesta sexta-feira (28), a partir das 20h, em frente ao Clube União que terá a rua fechada. A folia contará com um DJ que tocará músicas de Carnaval e às 23h30min o salão do Clube abrirá suas portas para recepcionar de volta que ali muito já curtiu. “Estaremos presente em todas as noites, conforme a disponibilidade de cada folião”.

BANDA REVOLUÇÃO

A Banda Revolução foi formada em 1988, especialmente para animar a festa de carnaval do Clube União e a partir desta data passou a ser a banda “oficial” dos carnavais do município por mais de 25 anos.
Com um repertório que mescla as antigas e tradicionais marchinhas de carnaval, samba e pagode, e também ritmos baianos, a Revolução sempre teve na base de sua formação músicos locais, mas também com algumas “misturas de forasteiros”, que se tornaram de casa também. Muitos músicos da cidade passaram pela banda.
Atualmente a banda conta com o Adão na bateria (o mais experiente da turma), Matias e Cristiano nos sopros, Alan na percussão, Max na guitarra, Zé no contrabaixo, Samuel na gaita, voz e teclado, vozes de Mari e André e Xande voz e teclado.
E neste ano depois de oito anos distante da folia, a banda está de volta. “Temos a certeza de que teremos um carnaval que merece ser conservado na lembrança, e quem sabe possamos levar alegria para os foliões por mais algum tempo, afinal, a turma está animada,” salientam os integrantes.
Confira abaixo alguns registros de Carnavais realizados no Clube União:







