As escolas foram umas das áreas que mais sofreram com a parada da pandemia
Com a diminuição dos casos ativos de Covid-19 e o avanço da vacinação, muitas atividades voltaram a sua normalidade, e a volta as aulas presenciais foi uma delas.
Durante a pandemia devido o alto nível de transmissão da Covid-19 alunos e professores precisaram se adaptar ao um modelo de estudos remoto, o que se mostrou assim como o home office(termo em inglês para trabalhar de casa) uma opção funcional, porém com seus problemas.
Em contato com a professora Rosane Dal Bosco em casa se havia mais conforto porém se perdia o contato mais pessoal com colegas e professores. “Eles acabaram perdendo a rotina e quando voltaram ao presencial sentiram isso, tanto com o uniforme quanto a horários e a forma de se portar.”
O período da pandemia também trouxe consigo diversos benefícios tecnológicos e Dal Bosco aponta como um dos maiores avanços. ”Hoje eu consigo fazer a chamada por um aplicativo além de enviar e receber trabalhos, o que facilita a organização e se diminui em muito o consumo de papel.”
Outra dificuldade apontada que foi resolvida com a volta às aulas presencias, foi a falta de acesso de alguns alunos a internet, a professora explica que na escola se tem igualdade conseguindo passar o conteúdo para todos da mesma maneira.
Em contato com a secretária de Saúde e Educação de ipê, Anita Magero Conte, aos poucos o ensino volta a sua normalidade. “Iniciamos o ano letivo com o propósito de conhecer a realidade do nosso educando, para isso nos primeiros trinta dias de aula, os professores aplicaram em suas turmas atividades diagnósticas para avaliar o nível de aprendizagem dos alunos, já que vivemos nos anos anteriores uma situação atípica.”
Segundo Conte ações também estão sendo tomadas junto a Secretaria, oferecendo atendimento específico para os alunos de forma individualizada ou em pequenos grupos. ”Agora pós pandemia temos como desafio consolidar habilidades e competências que até então não foram desenvolvidas.”
A volta as aulas presenciais é vista por professores como um resgate ao bom estudo, durante a pandemia muito se perdeu em conteúdo tornando um desafio o retorno, para alunos e professores que precisam recuperar o ensino atrasado e seguir com o atual.