O projeto deverá tramitar pela Assembleia Legislativa e vem gerando polêmicas
Os tradicionais rodeios, importados a partir da cultura norte-americana, mas já naturalizados há algum tempo como costume gaúcho, vêm perdendo um pouco da força que já tiveram no passado em razão daqueles que defendem, acima de tudo, o bem-estar animal. Nesta semana, o deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB) criou um projeto de lei que propõe o fim dos rodeios no Rio Grande do Sul. Para o vereador caxiense Ricardo Daneluz/PDT, que subiu a tribuna da Câmara nesta quinta (5), o projeto de lei não deve passar: “Nós temos tanto orgulho da nossa cultura gaúcha, dos rodeios, que é um ambiente familiar, que respeita as tradições e os animais
Daneluz fez duras críticas ao deputado Maroni e seu projeto de lei. O pedetista também defendeu a cultura gaúcha. O legislador acredita que o projeto não será aprovado e considera lamentável seu teor. “O rodeio é uma questão histórica, cultural e econômica para nós, gaúchos”, argumenta o político.
Vale lembrar que a região da Serrra gaúca, é palco de importantes rodeios, como o Rodeio Internacional de Vacaria, um dos maiores da América Latina. No ano de 2020, em sua última edição, antes da pandemia, o evento recebeu mais de 350 mil pessoas.
Ainda durante esta mesma seção, os colegas-vereadores Adriano Bressan (PTB), Clóvis de Oliveira (PTB), Olmir Cadore (PSDB) e Sandro Fantinel (PATRIOTA) apoiaram o posicionamento de Daneluz e destacaram a importância dos rodeios para a cultura do estado.