O 1º semestre de 2022 quebrou uma sequência de dois anos de saldos negativos, durante as restrições da pandemia
As vendas no comércio de Caxias do Sul cresceram 9,25% no 1º semestre de 2022. O índice ajudou a alavancar um leve crescimento de 0,34% nos últimos 12 meses, quebrando a sequência de dois anos de saldos negativos, durante o período de restrições diante da pandemia. Já na comparação com o mês de maio, que concentra a segunda data mais importante para o varejo, o Dia das Mães, o resultado foi de queda de 1,37%.
As informações do Termômetro de Vendas da CDL Caxias foram divulgadas na tarde desta terça-feira (9), em coletiva de imprensa da entidade e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias).
O coordenador de Tecnologia Informação e Inovação da CDL Caxias, Cleber Figueredo, deu ênfase à recuperação no acumulado dos últimos 12 meses e projetou um segundo semestre ainda melhor em relação ao ano passado.
“Os números continuam apresentando desempenho positivo mês após mês. Em junho tivemos o primeiro resultado positivo para o acumulado de 12 meses em mais de dois anos. Desta forma, fechamos o primeiro semestre de 2022 com excelentes expectativas para o restante do ano”, sintetizou.
Na mesma toada, o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, se mostra otimista em relação aos próximos meses. O dirigente cita as comemorações do Dia das Mães e o Dia dos Namorados como exemplos de que o consumidor caxiense está disposto a investir mais, e planeja um bom resultado também para a data que celebra os pais, no próximo domingo (14).
“Todas as pesquisas de intenção de compras que a CDL Caxias tem realizado mostram crescimento nas vendas e no tíquete médio, o que dá embasamento para essas projeções de fecharmos o ano com saldo positivo. Para ajudar, ainda temos um inverno com baixas temperaturas e controle da pandemia que dá uma segurança maior para o comércio trabalhar e os consumidores irem às ruas”, contextualiza Cervieri.
Quanto ao crédito, o Termômetro de Vendas também apresentou números que mostram recuperação em relação ao mesmo período do ano passado. O volume de consultas ao SPC foi 26,56% maior na comparação entre junho de 2022 e o mesmo período de 2021. Já o número de inadimplentes pode ser considerado estável, com leve aumento 0,16% na comparação com maio e de 1,57% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Foto: Camila Ruzzarin/Divulgação
Ramos duro e mole mostram expansão no semestre
Assim como no resultado geral, os ramos duro e mole apresentaram crescimento nos primeiros seis meses deste ano. O ramo duro teve um incremento de 10,66% no período, enquanto no mole o resultado foi de alta de 4,33%.
No comparativo com maio, o ramo duro apresentou queda de 2,04%. Em junho, o setor obteve desempenho positivo nos segmentos de Automóveis, Caminhões e Autopeças novos, com 1,75%; e Material de Construção, com 0,68%. Enquanto as categorias que tiveram resultado negativo no mês foram Implementos Agrícolas, com -9,83%; Informática e Telefonia, com -8,34%; Eletrodomésticos, Móveis e Bazar, com -7,89%; Materiais Elétricos, com -2,92%; e Óticas, Joalherias e Relojoarias, com -0,74%.
No ramo mole, a variação entre junho e maio foi positiva, de 1,57%. O desempenho ficou positivo para os segmentos de Vestuário, Calçados e Tecidos, com 5,93%; e Produtos Químicos, com 4,35%. Já o resultado negativo ficou para Farmácias, com -5,95%; e Livraria, Papelaria e Brinquedos, com -4,91%.