Estima-se que cerca de 1.200 casas tenham sido atingidas e comprometidas por vento e pelo granizo na noite de quarta (22)
O prefeito de Vacaria, Amadeu de Almeida Boeira, assinou no início da tarde desta sexta-feira (24) o Decreto de Situação de Emergência pela tempestade ocorrida na noite de quarta-feira (22). Estima-se que 1200 famílias tiveram suas casas comprometidas, especialmente pela chuva de granizo.
Centenas de lonas para cobrir telhados das casas foram entregues pela Defesa Civil ainda na noite do temporal. Diversos bairros ficaram horas sem energia elétrica, até o serviço ser restabelecido pela RGE. A cidade também sofreu com alagamentos nas ruas centrais durante as fortes chuvas.
O Sargento Maier, representante dos bombeiros na cidade, destacou que a prioridade de atendimento foram as famílias com pessoas idosas, crianças e portadores de necessidades especiais, diante da grande quantidade de residência a famílias atingidas.
Em nota, a Prefeitura de Vacaria disse que, em razão do forte temporal, “uma força tarefa da Defesa Civil Municipal, secretarias da Habitação e Regularização Fundiária, Obras, Geral de Governo, Agricultura e Meio Ambiente, Planejamento, Gestão e Finanças, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros estão ajudando a atender a população atingida”. O número de atendimentos ultrapassa 1700 requisições.