O evento ocorre na tarde desta segunda-feira (4) no campus-sede da instituição
O Centro de Coletas de Células-Tronco vai ser inaugurado nesta segunda-feira (4), pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). A iniciativa busca tornar a instituição uma propulsora no armazenamento e uso da terapia celular para o tratamento de doenças na região. A cerimônia está marcada para iniciar às 14h, no Salão de Atos da Reitoria e contará com ciclo de palestras sobre a medicina regenerativa.
As células-tronco têm o potencial de renovar os tecidos danificados e podem auxiliar no tratamento de doenças como câncer, lesão da medula espinhal, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças genéticas, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, além de doenças degenerativas de músculos e cartilagens e cardíacas.
O centro vai fazer a coleta de qualquer pessoa interessada para uso posterior no tratamento de alguma doença ou para regeneração de algum tecido. A retirada poderá ser feita tanto no palato, quanto do tecido subcutâneo do abdome. Segundo especialistas, as células podem ser mantidas ao longo de toda a vida da pessoa e retiradas quando existir necessidade.
A partir da inauguração nesta segunda, os interessados já podem procurar o serviço. O custo fica em torno de R$ 6 mil para a coleta e de R$ 890 ao ano por armazenamento.
Além do evento de lançamento, ocorre, a partir das 15h30, o Ciclo de Palestras sobre Medicina Regenerativa com Células-Tronco, com a participação de pesquisadores e profissionais da área.