O presunto cru é desenvolvido na fábrica de Edegar Scortegagna e Elton Antunes no Travessão Alfredo Chaves
Uma nova forma de produzir presunto está sendo lançada em Flores da Cunha. O enólogo Edegar Scortegagna, natural do Travessão Alfredo Chaves, é idealizador e um dos sócios proprietários da Gran Nero, fábrica de presento cru que iniciará a comercialização de seus produtos ainda no mês de julho deste ano.
Scortegagna conheceu o presunto cru em 2002, quando foi fazer um estágio de enologia em Verona, na Itália. A sua estada no país acabou se estendendo para alguns anos, a medida que ia se especializando na produção de vinhos. Em terras europeias, no seu café da manhã não podia faltar a iguaria, que por lá chamam de ‘prosciutto crudo’.
Anos depois, de volta ao Brasil, o então enólogo passou a trabalhar na Vinícola Luiz Argenta, onde atua até hoje, mas não pôde manter o mesmo costume de comprar o presunto na sua forma crua, por não encontrar tão facilmente nos supermercados da região.
Dessa forma, Edegar enxergou na falta de oferta, a oportunidade de desenvolver sua própria fábrica. Foi na Embrapa Suínos, em Concórdia (SC), que ele iniciou os testes com porcos engordados com uma alimentação específica. “A gente tratou o porco com pinhão, casca e semente de uva, tudo o que vocês imaginam”, explica ele.
Foram necessários oito anos de estudo para encontrar a composição ideal. Sementes de granola, gergelim e linhaça passaram a servir de trato para a fase final dos animais, garantindo o pernil com marmoreio e uma gordura saudável. Todo este trabalho de pesquisa, segundo Scortegagna, resulta num presunto saboroso e de excelente qualidade.
A fábrica, localizada na Estrada Giuseppe Scortegagna, no Travessão Alfredo, interior de Flores da Cunha, conta com uma infraestrutura completa para começar a produção em larga escala.
Conheça o processo de produção dentro da fábrica
O processo de cura do pernil, para depois produzir o presunto, leva de 12 a 24 meses. Assim que o pernil é descarregado do caminhão, ele passa pelas classificações de peso e loteamento e vai para as câmaras de refrigeração e de cura. A carne é salgada e passa vários meses com um rígido controle de temperatura e umidade pra fazer com que o sal grosso, numa composição especial, vá penetrando.
Scortegagna explicou que existem os dois tipos de presunto: o cozido e o cru. Aquele mais consumido e que se encontra com facilidade no supermercado é o tipo cozido. Edegar explica que “o pernil cru é o pernil inteiro com osso e tudo, maturado no sal e com as condições perfeitas de temperatura”. Outro diferencial do produto desenvolvido pelo florense é que a carne elimina toda a água após o longo período de maturação.
Com a fábrica pronta desde maio de 2020, Edegar Scortegagna, junto do sócio Elton Antunes, se prepara para lançar o presunto Gran Nero nas próximas semanas. O produto poderá ser comprado em embalagens a partir de 80 gramas e promete impulsionar uma forma mais saborosa e saudável de se consumir presunto no Brasil.
17 comentários
PARABENSSSSSS!
O presunto cru é desenvolvido na fábrica de Edegar Scortegagna e Elton Antunes no Travessão Alfredo Chaves
Conheci na Itália
No Brasil 🇧🇷 não havia: OBRIGADA
Perfeito, sensacional, gostaria de conhecer.
Parabéns!
Aguardo !
Hum !!
Estava faltando um presunto de qualidade no mercado. Aguardamos!!!
Onde comprar.
Temos interesse em comparar
Estamos aguardando este produto! Parece muito bom, para consumo familiar. Devem ser em peças…
Parabéns. O Brasil é um dos maiores (senão) o maior produtor de carne suína e não temos um presunto cru de qualidade (alguns poucos). Sucesso com certeza.
Nossa que legal adoro presunto cru… acho que isso é um avanço e tanto para o Brasil e para seus consumidores… espero que o preço venha também mais vantajoso, pois assim muito mais pessoas poderão apreciar esta iguaria!!
Fabuloso! Parabéns pela iniciativa. Desejo sucesso nesse empreendimento.
Em Catanduva sp tem uma fábrica de presunto curado SALAMANCA
Parabéns sucesso. Somos parentes meu nono chamava Jose Scorteganha somos de Maximiliano de Almeida
Beleza! quando vou poder comprar esse produto aqui em Florianopolis? Vocês não vão vender a peça inteira?
Vai ser disponibilizado inteiro?
Não seria mais charmoso produzi-los com a pata estilo espanhol,?
qual seria o preço de peça inteira?
Parabéns pela iniciativa. Pois vi que tudo que a Itália produz no alimentício tem na nossa região.
Faltava o Prosciutto, acho que é isso. Ou presunto Serrano.
Desejo sucesso, e logo quero provar.
Que maravilha.
Desejo comprar
Um pernil para consumo
Ola.sou de campos dos coitagazes rj.gostaria de saber se tem representantes aqui no estado rj.se não tiver gostaria de poder representar vcs
Fechado para comentários.