Affonso Flávio Angst concedeu entrevista à Rádio Solaris 97.3
O litoral norte gaúcho adotou medidas de lockdown para este final de semana. As ações valem para todos os 23 municípios que formam a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte).
De acordo com Affonso Flávio Angst, prefeito de Arroio do Sal, em entrevista à Rádio Solaris 97.3, alguns municípios terão regras específicas, mas em todos apenas os serviços essenciais estarão em funcionamento.
A medida de lockdown valerá a partir das 20h desta sexta-feira (5) até a 0h da segunda-feira (8) em Arroio do Sal. Dessa forma, postos de combustíveis poderão atender, mas com lojas de conveniência fechadas. Farmácias e todo o setor de saúde seguem atendendo normalmente, já restaurantes, lancherias, e demais estabelecimentos do setor, apenas por tele-entrega. Os supermercados estarão fechados.
“O intuito é diminuir a circulação de pessoas”, conforme Affonso.
Para a fiscalização, Arroio do Sal conta com apoio da Brigada Militar e dos guarda-vidas, que controlam a praia e a beira-mar. Cerca de 50% do efetivo que participou da operação verão segue em atividade.
A praia está liberada para caminhadas, mas a permanência na areia é proibida. A determinação vale para os demais locais também.
Arroio do Sal tem pronto-atendimento 24h, porém, não possui hospital e, havendo necessidade, teria que deslocar pacientes para Torres, Capão da Canoa ou Osório, por exemplo. Porém, a situação de lotação nos leitos acaba preocupando.
De acordo com informações da quinta-feira (4), cerca de 40 pacientes em todo o litoral norte estavam aguardando atendimento em hospitais.
O prefeito indica ainda que, para a próxima semana, a perspectiva é que a medida de lockdown permaneça.
Confira a entrevista
Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini